• Silvia Macedo

Hotéis podem não fazer parte da sua hospedagem, mas podem fazer parte do seu roteiro de viagem !!

Quando escolhemos um hotel para nos hospedar nas viagens turísticas é comum avaliarmos o custo benefício, especialmente no que diz respeito à localização, o preço da diária e o café da manhã.

A preferência é muito pessoal, uns preferem hotéis mais luxuosos, no intuito inclusive de aproveitar os benefícios de lazer, descanso e beleza que oferecem, outros preferem um hotel mais simples, mas com bons recursos internos: quarto agradável, decoração aconchegante, bom chuveiro e bom café da manhã. No entanto, as preferências não param por aqui, pois também variam dependendo do contexto da viagem.

Há também, os que optam por hostel ou apartamentos do airbnb, muito procurado hoje em dia e com ótimas opções, de localização, acomodações e preço.

Mas quando trata-se de hotel, o que acho interessante é que há muitos hotéis excelentes, as vezes com preços das diárias mais elevados, que até podem não atender a necessidade e interesse do viajante, mas podem fazer parte do seu roteiro de viagem, mas vejo que muitas vezes isso não acontece.

Há hotéis que valem muito passar algumas horas no almoço, ou reservar um jantar, numa noite especial. Também pode ser incluído no roteiro, um café da manhã sem pressa, num hotel diferente do que está hospedado. O piano-bar do hotel também entra nessas sugestões e tantos outros ambientes que podem servir você, mesmo que não seja hóspede. E é perfeitamente possível sentir como se lá estivesse hospedado, vale dizer, sentir-se a vontade, e não, um peixe fora d’água.

Também é uma forma de conhecer mais de perto o hotel e desmestificar um pouco. As vezes um passeio num hotel mais luxuoso é o suficiente para você perder o encanto de vez ou se apaixonar ainda mais, rendendo até a vontade de se hospedar, quem sabe numa outra viagem, mesmo que seja para uma única diária.

Eu tenho esse hábito, de frequentar hotéis, mesmo que não seja hóspede, mas desde que seja possível diante do roteiro proposto e no espaço de tempo disponível. Recentemente estive com meu marido na vila de Vidago, pertencente ao concelho (cidade) de Chaves, no norte de Potugal. E aproveitamos para conhecer o Vidago Palace Hotel, mesmo sem ser hóspedes.

O Vidago Palace Hotel é um hotel de luxo, golfe e spa termal. Também é um hotel histórico. Foi idealizado pelo rei D. Carlos I, que delegou o projeto ao arquiteto José Ferreira da Costa. O rei queria que Portugal tivesse um hotel classificado entre os melhores da Europa, mas este morreu em 1908, antes do término da construção. Depois, o seu filho, herdeiro do trono, D. Manuel II, foi deposto pela revolução republicana, em 1910, meses antes da data da inauguração do Palácio, portanto, o hotel nunca pertenceu a realeza, mas sua construção e designer interior é prova do seu status real. Em 2010, ano do centenário do hotel, foi reinaugurado em razão da remodelação a que foi submetido, pelo projeto do arquiteto de Siza Vieira.

Enfim, há muito o que se falar do Vidago Palace Hotel, sobre seus ambientes e aposentos, a sua decoração Belle Époque, sua área interna e externa. Mas, nesse post apenas estou citando-o como exemplo de um hotel de luxo que muito embora eu não estivesse hospedada, resolvi conhecê-lo com meu marido.

Fomos até o bar do hotel, ele para beber uísque e eu um chocolate quente. Ficamos quase uma hora por lá, papiando, num ambiente muito aconchegante. Não ficamos mais tempo porque estávamos com o horário marcado para jantarmos com um casal de amigos que mora na região.

Vou escrever outros posts de exemplos de hotéis luxuosos ou não, mas que independente de estar hospedado, vale a pena conhecer. Pense nisso. Aguarde os próximos posts.

11 visualizações
Você também irá gostar destes posts!
Big Ben | Viajar Enriquece
Paris | Viajar Enriquece
Torre Eilfel | Viajar Enriquece

Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG
eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

© 2021 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Copyrights