• Silvia Macedo

Bangkok … para o viajante ocidental, uma ótima porta de entrada na Ásia!

Não conheço nenhum país do continente asiático, mas há algumas cidades de determinados países asiáticos que tenho uma certa curiosidade em conhecer, uma dessas cidades é Bangkok, na Tailândia.

Fiz uma pesquisa suscinta sobre a cidade de Bangkok, apenas para servir de ponto de partida para posteriormente partir para uma busca mais completa do lugar, inclusive do país. Por hora, compartilho com você algumas informações.

Bangkok, Tailândia

Dizem que é uma excelente porta de entrada para começar a explorar a Ásia. Bangkok é uma das mais importantes capitais do sudeste asiático. É uma cidade cheia de contrastes, de um lado, há templos budistas e palácios do século XVIII, conhecida como cidade velha. De outro lado, a denominada cidade moderna, onde há inúmeros centros comerciais, restaurantes sofisticados e edifícios arranha-céus.

A comida tailandesa também é muito elogiada, dizem que é uma das mais deliciosas e variadas gastronomias do mundo, tem muita influência da gastronomia indiana como curry, vegetais, peixes e da gastronomia chinesa como aqueles macarrãos típicos (noodles). Na gastronomia tailandesa eles usam muito arroz e muito côco, enfim, acredito que nosso paladar ocidental encontrará muitas surpresas (boas) em razão das misturas exóticas dos ingredientes.

Comida Tailandesa

Há um passeio sempre comentando pelos viajantes e bastante peculiar: são os mercados flutuantes de Bangkok, o Damnoen Saduak, por exemplo, é muito citado, mas também é muito frequentado por turistas e, portanto, com preços um pouco inflacionados. No entando, acredito que é interessante fazer uma pesquisa mais detalhada para buscar conhecer outros mercados flutuantes em Bangkok, menos turísticos e com características mais tradicionais.

Mercado flutuante, Bangkok

Ainda no quesito mercado, a cidade de BangKok é considerada uma das que têem o maior número de mercados de rua do mundo. O mais famoso é o Chatuchak Market, também chamado J.J. Market. Ele abre apenas nos finais de semana e é o maior mercado a céu aberto da Tailândia, isso mesmo, o maior mercado de rua do país.

Há toda espécie desses mercados de rua em Bangkok, são mercados de flores, de comida, de antiguidades, de peixes, praticamente em todos os bairros de Bangkok tem um mercado assim.

O Rio Chao Phraya é a veia pulsante da cidade, as suas águas são navegáveis e a maioria dos monumentos e hotéis estão nas suas margens. Portanto, é possível chegar a muitos lugares por meio dele e também usá-lo para usufruir de um belo passeio de barco. Conforme fotos, o passeio noturno de barco deve ser muito bonito, passando por grandes marcos da cidades, todos iluminados.

No quesito arquitetura, Bangkok é uma cidade com muitos arranha-céus e muitos templos budistas. Há mais de quatrocentos templos budistas na cidade, isso se explica uma vez que 94% da populaçao é budista, 5% é mulçumana e 1% é cristã.

Rio Chao Phraya e vista do Templo Budista “Wat Arum”, Bangkok

Outro passeio cotado como imperdível para uma viagem à Bangkok, é vê-la do alto, principalmente à noite. Há inúmeros bares localizados nos topos dos altíssimos edifícios que oferecem essa oportunidade ao viajante. O Vertigo and Moon Bar, no 61º andar, do Banyan Tree Hotel, é um bom exemplo, citado po vários viajantes. Mas há outros bares também, e de diferentes estilos.

Vertigo and Moon, Bargkok

Há ainda o Lumphini Park com muito verde, lago artificial e lhe possibilita obter uma vista linda diurna a partir dele. Ainda, há destaque para os shoppings, entre eles: o Shopping Siam Paragon e Central World.

O Shopping Siam Paragon é um dos melhores e mais luxuosos shoppings da Ásia, há um excelente supermercado, pista de boliche, sala de concertos, galeria de arte tailandesa, além das grifes mais desejadas do mundo como: Velentino, Hermès, Gucci, Chanel, Cartier, entre tantas outras. Para o viajante apaixonado por carros de marca de luxo, ao passear pelo shopping verá lojas da Lamborghini, Porche, Jaguar, Bentley, Maserati, BMW e ainda mais. Já o Shopping Central World é o maior de Bangkok e o sexto maior shopping do mundo, tem pista de patinação no gelo, mercado gourmet, muitas lojas e restaurantes.

Shopping Siam Paragon, Bangkok

Shopping Central World

Enfim, essa é uma visão bem geral da cidade de Bangkok, mas já é possível perceber que há lugares interessantes para explorar e conhecer. Particularmente, quando vou viajar para determinado país procuro fazer uma pesquisa mais detalhada para sair um pouco da rota turística mais popular e descobrir outros passeios interessantes também, mas para se ter uma idéia de Bangkok, acredito que esse post é um bom começo. Espero que você goste.

6 visualizações
Você também irá gostar destes posts!