• Silvia Macedo

Viajar Budapeste e magnífica Ponte das Correntes!

Budapeste, Hungria. Ponte das Correntes. ❤️

A ponte suspensa sobre o Rio Danúbio foi inaugurada em 1849. Sua vista para o Castelo de Buda é considerada uma das paisagens mais belas da Europa. A noite as pesadas correntes da ponte, todas iluminadas com milhares de luzes, faz com que ela fique ainda mais linda.

Ponte das Correntes, Budapeste

A Ponte das Correntes possui 375 metros de extensão, duas grandes torres de sustentação e nas entradas dos dois lados da ponte, estátuas de enormes leões esculpidos em pedra pelo escultor Jânos Marschalko (1818-1877).

Ponte das Correntes, Budapeste

Há nove pontes em Budapeste, a mais famosa é a Ponte das Correntes, ela foi a primeira travessia permanente entre Buda e Peste. Antes da Ponte das Correntes não havia nenhuma conexão permanente entre as duas cidades, aqueles que precisavam viajar entre elas tinham que atravessar de barco, no verão, ou caminhar sobre as águas do Danúbio congelado, se as temperaturas fossem baixas o suficiente. Caso contrário, as pessoas poderiam ficar bloqueadas durante dias de um dos lados do rio. 😳

A cidade de Budapeste, capital da Hungria, foi formada em 1873 como resultado a união da cidade de Buda (margem esquerda) do Rio Danúbio e a cidade de Peste (margem direita) do Rio Danúbio. Antes, Buda e Peste eram dois municípios independentes. Enfim, Budapeste é rica em arte e em cultura e é considerada uma das cidades mais lindas da Europa.

👉 A Ponte das Correntes foi inaugurada e é oficialmente conhecida como Ponte Széchenyi em homenagem ao seu criador, conde István Széchenyi. Durante a Segunda Guerra Mundial ela foi gravemente bombardeada e a ponte que vemos hoje foi totalmente reconstruída e inaugurada em 1949, ocasião em que foi acrescentada a via para pedestres.

👉 O Rio Danúbio divide a cidade de Budapeste ao meio, é o segundo rio mais longo da Europa, atrás apenas do Rio Volga, na Rússia.😊 O Rio Danúbio com quase 3.000 Km de extensão tem sua nascente na Floresta Negra, na Alemanha e atravessa o continente do oeste a leste, passando pela Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bungária, até desaguar no Mar Negro, na Romênia.

👉 Na entrada do lado Buda, está a Praça Adam Clark onde há a estação do teleférico para o Castelo do Buda. 😊 Outro importante ponto turístico localizado próximo a Ponte das Correntes é o "Memorial as Margens do Danúbio", uma homenagem aos judeus atirados no rio durante a Segunda Guerra Mundial.

👉 A Ponte das Correntes foi um local de importantes manifestações durante o período da Queda da Cortina de Ferro, em 1989, ela é vista como símbolo de independência.

56 visualizações
Você também irá gostar destes posts!