Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Destino Minas Gerais: história, arte e culinária brasileira!

27/06/2017

Belo Horizonte

 

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, mas tem um jeitão de interior. É uma cidade gostosa e bonita, ainda tem minha amiga Adriana que mora lá, sempre um bom motivo para a viagem. Gosto muito da Lagoa da Pampulha, um lugar lindo, com pistas para ciclismo, caminhada e tudo o mais que a lagoa abriga. Além da Igreja de São Francisco de Assis, arquitetura do Oscar Niemayer. Sem contar que me rendo a culinária mineira: vaca atolada, tutu de feijão, doce de leite, ambrosia, pão de queijo e muito mais. 

 

 Lagoa da Pampulha

 

 

 Igreja de São Francisco de Assis (foto: mgraças2012)

 

 

 

 Carne do Sol desfiada na manteiga, mandioca frita, couve e arroz branco (ainda falta nessa foto o tutu de feijão rs)

 

 

Monte Verde

 

Monte Verde tem um clima mais frio, no inverno, e ameno, no verão. Sua natureza é exuberante, é um lugar ideal para curtir a dois. Gosto muito dos seus chalés com lareira, das mantas para aquecer, dos vinhos, do chocolate quente. As araucárias me encantam e mais ainda os esquilos. A gastronomia fica entre a deliciosa comida mineira e os pratos tipicamente alemães e franceses, em razão da influência européia da região.

 

 Entrada – Monte Verde

 

 

 Monte Verde - Centrinho

 

 

 Comida típica mineira – Pão de Queijo acompanhado com café

 

 

 Comida típica alemã – Salsicha branca, chucrute e joelho de porco / chope

 

 

Minas gerais é um estado riquíssimo, muita arte, principalmente da época do Brasil-Colônia, nas cidades históricas, a culinária é deliciosa e o povo mineiro é amável. Outro dia minha amiga mineira, Adriana, compartilhou comigo uma mensagem no whatsApp que amei. Desconheço a autoria, mas acho que foi escrito por um mineiro muito criativo e apaixonado por sua terra. Vou transcrê-los aqui para compartilhar com você:

 

 

“Ser mineiro é comer goiabada de Ponte Nova, doce de leite de Viçosa, queijo do Serro, requeijão de Teófilo Otoni e lingüiça de Formiga, tudo regado a pinga de Salinas.

Praia de mineiro é barzinho e, sua sala de visitas, balcão de armazém e cerca de curral. Ali a língua rola solta na conversa mole, como se o tempo fosse eterno. Certo mesmo é que o momento é terno.

Em Minas, o juiz é de fora, o mar é de Espanha, os montes são claros, a flor é viçosa, a ponte é nova, o ouro é preto, é belo o horizonte, o pouso é alegre, as dores são de indaiá e os poços de caldas.

Minas é Mantiqueira e serrado, Aleijadinho e Amílcar de Castro, Drummond e Milton Nascimento, pão de queijo e broa de fubá.

Minas é saborosamente mágica.

Ave, Minas! Batizada Gerais, és uma terra muito singular.”

(autor desconhecido)

 

 

Acredito que quem é brasileiro e, principalmente quem é mineiro, se identifica muito com esse texto. Eu sou paulistana, mas me encantei com ele a primeira vez que li. Acredito que ele descreve bem Minas Gerais. Deixo esse post como uma pequena e singela homenagem a esse Estado tão rico, e tão amigável que é Minas.

 

esquilos. A gastronomia fica entre a deliciosa comida mineira e os  pratos tipicamente alemães e franceses, em razão da influência européia da região.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Itália - Salada Caprese ....

Viajar Buenos Aires: Livraria El Ateneo: Teatro, cinema e finalmente livraria!

Viajar Suiça - Vevey e o Chaplin's World ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!