Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Florença e o Souvenir Pinóquio …

01/08/2018

Você lembra do Pinóquio? Leu quando criança “As aventuras de Pinóquio”? Ou assistiu a versão em desenho animado?

 

Pinóquio é um personagem da literatura italiana, escrito por Carlo Coloddi.. Em italiano a grafia é Pinocchio, ele surgiu entre 1881 e 1883, originalmente em capítulos publicados num jornal infantil italiano. Como livro, foi publicado em 1883, com ilustrações de Enrico Mazzanti. O título original é “Le aventure di Pinocchio. Storia di un burattino”, em português: “As aventuras de Pinóquio. História de uma marionete.” É um clássico da literatura infanto-juvenil.

 

 

 Bonecos de Madeira - Pinóquio 

 

 

Carlo Collodi é o psiodônimo de Carlo Lorenzetti (1826-1890), escritor e jornalista italiano, nascido em Florença. Ficou  mais conhecido pela criação do personagem Pinóquio. A obra trata-se de um boneco feito de madeira que foi esculpido por um entalhador chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana. Resumidamente Pinóquio é um boneco-marionete de madeira, que sonhava ser gente, mas estava sempre envolvido em confusões e peripécias.

 

 

Pinóquio, Literatura Infanto-Juvenil

  

 

Como não queria desiludir o “pai” Geppeto, o boneco mentia para esconder suas traquinagens, cada vez que ele mentia seu nariz crescia, e voltava ao tamanho original quando contava uma verdade.  Não gostava muito de ir à escola, pois preferia brincar e se divertir. Facilmente se deixava enganar por outras pessoas. Apesar dos avisos do seu perspicaz amigo Grilo Falante, Pinóquio estava sempre envolvido em uma confução atrás da outra, sempre arranjando problemas. Até que magicamente um dia seu sonho foi realizado e ele se torna um garoto de verdade.

 

Essa síntese é um pouco diferente da história original, no entanto é a versão mais amplamente divulgada. Essa versão é a versão adaptada por Walt Disney, considerada uma obra-prima do cinema de animação. A história ultrapassou as fronteiras da Itália e se transformou num patrimônio universal.

 

 

 Pinóquio, Animação Walt Disney

 

 

A história original de Pinóquio é muito mais rica e permite inúmeras leituras por públicos de diferentes idades. É por si, uma grande aventura acompanhar as aventuras e desventuras desse boneco de madeira que erra, sofre e se redime para tornar-se gente. Você pode ler a versão original na enciclopédia digital. Clique aqui em wikipédia.

 

No entanto, a versão mais popular foi imortalizada pelo produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, empreendedor, enfim, pelo célebre Walt Disney (1901-1966) que inspirado no livro “As Aventuras de Pinocchio: história de uma marionete”, o divulgou na categoria de filme em desenho animado. A clássica obra italiana, ganhou visibilidade mundial, após o filme de Walt Disney, que também tornou-se um clássico. No Oscar de 1940, o filme venceu nas categorias de melhor trilha sonora e melhor canção, por “When You Wish upon a Star”.

 

A obra “As Aventuras de Pinóquio” se tornou uma das referências da literatura italiana. As aventuras do personagem ganharam a imaginação de adultos e crianças, propagando a mensagem de superação dos obstáculos para a realização dos sonhos e a necessidade de um bom comportamento para poder ser gente.

 

Após o desenho-animado da década de 40, Pinóquio teve outras e inúmeras aparições no mundo das artes: televisão, história em quadrinhos, musical, teatro, e até em outras películas. Há o filme de 2002, dirigido e estrelado pelo cineasta italiano Roberto Benigni. E outra animação, de 2012, do diretor, roteirista e animador italiano Enzo D’Alo. Mas de todas essas adaptações, a mais famosa e prestigiada é o clássico de Waly Disney.

 

E, por que tem tanto Pinóquio em Florença e na Toscana? Porque foi lá que nasceu Pinóquio. O seu criador, o italiano Carlos Collodi, nasceu em Florença. Sendo assim, você poderá encontrar o boneco de madeira e vários objetos que rementem a ele nas mais diversas lojas de souvenirs. Desde caneta, chaveiro, lápis, caderno, canecas e o próprio boneco de madeira. Afinal,  o “Pinocchio” é italiano.

 

Bartolucci Store

 

Há uma Bartolucci Store localizada em Florença. Mas, antes de escrever sobre esse endereço em Florença, prefiro contextualizar você sobre a história da loja. Bartolucci é uma marca italiana fundada em 1936 que se dedicata a fazer arte em madeira. Assim diz o seu site “Ao longo dos anos, a criatividade de Francesco Bartolucci, juntamente com sua equipe artística, inspirou-se na natureza e nos animais na confecção de itens de uso diário, como relógios, molduras e cabides, projetados para decorar todos os espaços com alegria.

 

Bartolucci é uma família de artesãos e desde o início a empresa tem sido sinônimo de excelência artesanal, seguindo a grande tradição italiana de marcenaria. Em 1981, Francesco Bartolucci começou a esculpir o boneco Pinóquio. Assim diz ele:

 

"O que eu faço todos os dias e por muitas horas por dia não é simplesmente um trabalho, mas uma paixão. A criação de cada novo artigo me excita exatamente como na primeira vez, e assim como uma criança eu não posso esperar para tê-lo terminado Eu gosto de pensar que meus itens, esculpidos com minhas próprias mãos, irão para as casas das pessoas e serão amados ".(Francesco Bartolucci)

 

 

 

Francesco Bartolucci, artesão da Bartolucci Store (foto: site Bartolucci Store)

 

 

Na Bartolucci Store, Pinóquio nos dá boas vindas logo quando chagamos, pois está sentado em um banco na entrada da loja. Há bonecos, brinquedos e relógios em madeira e em movimento, a loja nos encanta e você pode se imaginar dentro de um filme infantil. Acredito que é um ótimo sauvenir, uma ótima lembrança para colocar na bagagem de volta. Bartolucci é uma marca de qualidade, o que pode ser observado em todos os produtos da loja.

 

Em Florença há dois endereços da Bartolucci:

 

Loja 1 - Bartolucci Store Firenze

Via della Condotta 12/r, 50122

 

Loja 2 - Bartolucci Store Firenze

Via Borgo dei Greci, 11 

 

Para na navegar no site da Bartolucci Store é só clicar aqui: https://www.bartolucci.com/en/

 

Você também poderá encontrar uma variedade de produtos do Pinóquio e também produtos da marca Bartolucci, na Pinocchio Store Firenze, localizada na Via Guicciardini, 6/R. Mas a sugestão é ir Bartolucci da Via della Condotta.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!