Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

O litoral fluminense como destino de viagem!

22/06/2017

Búzios – Estado do Rio de Janeiro

 

O charme da rua das Pedras, principalmente à noite. O sossego e a beleza da praia Ferradurinha e a extensão da praia Ferradura.  A orla Bardot, na praia da Armação. Caminhar, durante o dia no calçadão da praia da Armação e ver suas famosas estátuas de bronze, inclusive da Brigite Bardot. A noite, caminhar na rua das Pedras. Enfim, são essas lembranças que tenho de búzios, lembranças boas que marcaram minha viagem.

 

 Rua das Pedras, Buzios – Rio de Janeiro

 

 

 Estátua de bronze, Brigite Bardot – Orla Bardo, Búzios – Rio de Janeiro

 

 

 

Cabo Frio – Estado do Rio de Janeiro

 

Mar cristalino e dunas de areia branca é assim que resumo Cabo Frio. Conheci a Praia do Forte onde pude descansar em confortávies quiosques, bebericar caipirinha e comer petiscos. Passeio de Escuna em alto mar completou os dias de descanso.

 

 Passeio de Escuna, Cabo Frio – Rio de Janeiro

 

 

 

Niterói – Estado do Rio de Janeiro

 

Fiz a travessia Rio-Niterói de catamarã. Após trinta minutinhos já estava em Niterói. Fui especialmente por duas razões: conhecer a arquitetura única do Museu de Arte Contemporânea  projetado por Oscar Niemeyer, apreciar seu acervo e me deslumbrar com a vista panorâmica da Baía da Guanabara lá do alto do Mirante da Boa Viagem. E a outra razão foi conhecer o prestigiado restaurante Gruta de Santo Antonio, cozinha lusitana, famoso por seus bacalhaus e pela imigrante portuguesa dona Heriqueta Henriques. Faria tudo outra vez.

 

Travessia Rio-Niterói de Catamarã -  Rio de Janeiro

 

 

 MAC –Museu de Arte Contemporânea – Niterói, Rio de Janeiro

 

 

Paraty – Estado do Rio de Janeiro

 

Cidade de belas praias e ilhas. Andei pelo famoso centro histórico com suas ruas de pedras pé-de-moleque, seus casarões e igrejas do período colonial. Paraty é uma cidade que você volta no tempo e se sente imerso dentro das páginas de um livro de História do Brasil Colonial. Fui almoçar na Fazenda Murycana onde provei algumas cachaças armazenadas em barris de carvalho (há alambiques famosos na cidade) e saboreei uma feijoada maravilhosa.  Ouvi dizer que a Fazenda Murycana fechou, não sei de para reformas ou definitivo. Mas, foi um lugar muito especial que pude conhecer. A volta para São Paulo foi pela famosa rodovia Rio-Santos.

 

 

 Centro Histórico, Paraty  - Rio de Janeiro

 

 

 Igreja Santa Rita de Cássia, construída em 1722, Paraty – Rio de Janeiro

 

 

Angra dos Reis – Estado do Rio de Janeiro

 

 

Cidade bonita com mais de noventa ilhas, sendo a maior delas, Ilha Grande. Quando estive por lá conheci o famoso e respeitado Colégio Naval, tradicional instituição da Marinha do Brasil. Também pude ver a única Usina Nuclear existente no Brasil. E, de barco, fiz a travessia até Ilha Grande.

 

 Colégio Naval,  Angra dos Reis – Rio de Janeiro

 

 

 

 Ilha Grande, Rio de Janeiro

 

Ilha Grande pertence ao município de Angra dos Reis. A Ilha tem quase duzentos quilômetros de extensão e mais de cem praias com cores de azul intenso ou verde intenso. A Ilha é totalmente isolada de carros (proibida a circulação de veículos), há pessoas de várias nacionalidades, muitas das quais não falam português e para completar tem péssimo sinal de internet e celular. Isso é ruim? Depende. Se você realmente pretende se desconectar e relaxar, Ilha Grande pode ser uma escolha perfeita.

 

Além das praias, também há mata fechada o que propicia você fazer ótimas trilhas. Há cachoeiras, enfim, a natureza é exuberante. As pousadas são as opções para buscar uma noite de descanso para aqueles que passaram o dia a nadar, banhar-se nas cachoeiras e a fazer caminhadas nas trilhas.

 

O Rio de Janeiro é muito mais do que a cidade maravilhosa, capital do Estado. A capital é linda, mas conhecer e desfrutar de outras regiões do Estado é sempre uma viagem que vale a pena. Sempre uma exuberância de beleza natural, boa comida, gente interessante e cultura.

 

 

Ilha Grande, Rio de Janeiro

 

 

 

 Ilha Grande, Rio de Janeiro – Foto: Tabatajac

 

 

Para os amantes de praias, belas paisagens e estudo de espaços geográficos, fazer um roteiro pelo litoral fluminense é sem dúvida uma ótima viagem. Recentemente eu li uma matéria na revista “Veja Rio”, que elencava dez praias paradisícas no litoral fluminense  https://vejario.abril.com.br/cultura-lazer/praias-paradisiacas-rio/ . As praias de todos os municípios citados aqui no post estão na lista, as vezes mais de uma praia por município. Veja a lista:

 

  • Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

  • Praia da Conceição, Paraty

  • Praia da Azedinha, Búzios

  • Aventureiro, Ilha Grande

  • Praia do Forno, Arraial do Cabo

  • Praia do Perigoso, Guaratiba

  • Praia do Meio, Trindade

  • Praia da Ferradurinha, Búzios

  • Praia do Farol, Arraial do Cabo

  • Praia das Conchas, Cabo Frio

 

No entanto, fica aqui uma sugestão da Veja Rio, para quem deseja desbravar esse litoral cheio de encanto e beleza.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Itália - Salada Caprese ....

Viajar Buenos Aires: Livraria El Ateneo: Teatro, cinema e finalmente livraria!

Viajar Suiça - Vevey e o Chaplin's World ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!