Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Uma bela viagem pela Itália e Vaticano!

27/12/2017

Viajar pela Itália é sempre um prazer para mim, gosto muito da Itália, da história, da cultura, da arte, da gastronomia, do povo italiano, da beleza das belas paisagens, até mesmo da sonoridade do idioma. Não me canso da Itália, nem poderia, pois ocupa um espaço especial dentro do meu coração. Quanto ao Vaticano, considero excepcional ter conhecido esse pequeno país, dentro de outro país.

 

 

Florença, Itália

 

 

Florença fica na linda região da Toscana, portadora dos belos girassóis amarelos. É o berço do Renascimento italiano, terra natal de Dante Alighiere. Ir para Florença  é respirar arte por onde quer que passe, cenário de obras de Michelangelo, Leonardo da Vince, Giotto, Botticelli, Rafael, entre outros notáveis. Imperdível a Galleria degli Uffizi, a linda Basilica di Santa Maria del Fiore, conhecida como a catedral de Florença. Também a Galleria Dell'Accademia onde está a famosa escultura de  Davi, de Michelangelo, a Ponte Vecchio e para os apaixonados por sapato e design, vale a pena o Museu Salvatore Ferragamo. Florença é sempre uma doce lembrança. Ficou faltando eu fazer um test drive numa Ferrari, rs. Sim, é possível em Florença! 

 

 

Florença, Toscana

 

 

Ponte Vecchio, Florença, Toscana

 

 

 Campos de Girassóis, Florença, Toscana

 

 

Ilha de Capri, Itália

 

Ilha de Capri, mar tirreno ... mar azul turquesa, ilha repleta de gente bonita, elegante e sofisticada. A beleza natural da Ilha de Capri é inconfundível e inesquecível. Há também muitas lojas de perfumes, costumo dizer que é uma ilha linda, cheia de cores e aromas. Estive nume época de verão, verão intenso, adorei passear por lá. 

 

 

 Ilha de Capri, Golfo de Nápolis, Campânia

 

 

 

Milão, Itália

 

Para mim, impossível pensar em Milão e não me lembrar da Duomo, catedral gótica simplesmente maravilhosa. Fiquei impactada ao me deparar com sua grandiosidade e imponência. Também memorável é a belíssima Galleria Vittorio Emanuele. Milão está entre as capitais da moda, portanto, impossível deixar de mencionar o quadrilátero da moda com sua famosa Via Montenapoleone. Infelizmente o Teatro alla Scala estava em reforma, na época, portanto, fechado para as óperas, tive que me contentar em vê-lo apenas externamente, mas me alegrei por ter chegado tão perto do teatro lírico mais famoso do mundo.

 

 

 

 Duomo, Milão, Lombardia

 

 

 

Galeria Vittorio Emanuele, Milão, Lombardia

 

 

 

Pádova, Itália

 

Pádova é uma cidade elegante e cheia de história. Nas fachadas dos prédios, nas placas sempre há uma história para contar. Ela fica na região de Vêneto, localizada a menos de 50 km de Veneza. É conhecida por ser a cidade onde morreu Santo Antônio, o famoso franciscano português.

 

Destaco a  Basílica de Santo Antonio que foi construída pouco após a morte do santo, que faleceu em Pádova, no dia 13 de junho de 1231. A basílica é uma mistura de estilo gótico, românico e barroco e cheia de detalhes bizantinos. A Universidade de Pádova é uma das mais antigas da Itália e teve como professores de física Galileu Galilei e Copérnico. Parte da Megera Domada, obra de Shakespeare, se passa nessa cidade. De fato  Pádova tem muita história para contar, cafés, ruas tranquilas. Fiquei pouco tempo em Pádova, mas tenho vontade de voltar.

 

 

Pádova, Vêneto

 

 

Basília de Santo Antônio, Pádova, Vêneto

 

 

 

Roma, Itália

 

Pensar em Roma, pensar na Itália é pensar em Michelangelo, Botticelli, Tintoretto, Rafael, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Ticiano, não importa a Escola Artística, gosto demais dos pintores e escultores italianos. Roma é uma cidade museu, por onde quer que passamos, nos deparamos com muita arte. Sim, estive na Fontana di Trevi, imortalizada por Fellini, em La Dolce Vita. Também na Piazza di Spagna e me deparei com todo o conjunto arquitetônico que é formado ao redor da icônica escadaria e a igreja Trinitá dei Monti. Roma e seu trânsito maluco, muitas lambretas. Jamais esqueci uma salada de fusilli que comi em um dos restaurantes romanos, jamais provei igual, deliciosa. Também já tentei fazer igual, mas não consigo rs. Roma é um mundo a explorar. 

 

 

Fontana Di Trevi, Roma, Lácio

 

 

Veneza, Itália

 

 

Veneza é considerada uma das mais belas cidades do mundo, com quase duzentos canais e suas gôndolas por eles espalhadas. Para qualquer ângulo que eu olhava, me deparava com uma beleza singular. Destaco a Basílica de São Marcos e a famosa Piazza San Marco, cheia de pombos, rs. A belíssima Basílica de São Pedro de Castello. O Grande Canal, o Caffé Florian, as máscaras do Carnaval Veneziano. A cidade é rica em museus e galerias de arte, destaco o Palácio Ducale (ou Palácio dos Doges), símbolo da cidade de Veneza e sua espetacular fachada para o Grande Canal. Também a Ponte dos Suspiros, a Ponte Rialto, o Mercado Rialto. Tive o prazer e o privilégio de conhecer essa cidade tão aclamada no mundo. Tenho muita vontade de voltar à Veneza, pois é uma cidade incansável, tanto pelos magníficos pontos turísticos, como em razão de muitas peculiariedades, entre elas, as gastronômicas.

 

 

Ponte dos Suspiros, Veneza, Vêneto

 

 

 

Vaticano ….

 

Sempre achei interessante o fato do Vaticano ser um país, dentro de outro país, no caso dentro da Itália. A cultura do Vaticano representa a cultura da Igreja Católica, mas além de todo aspecto religioso que o fundamenta, o Vaticano, é um lugar singular para quem ama arquitetura e arte. Ao lado da proeminente Basílica de São Pedro está Palácio Apostólico, local que fiquei impactada quando vi Escola de Atenas. A obra-prima é o expoente máximo  de Rafael.  Enfim, a obra renascentista que sempre gostei e que até então, só havia visto nos livros de história. O afresco representa a Escola de Atenas, a filosofia e a vida intelectual na Antiguidade grega. No mesmo edifício tive o privilégio de ver a magnífica escultura Pietá, assim como o teto da Capela Sistina, marco da pintura renascentista, ambas realizadas por Michelangelo. Ainda há o destaque para a Praça de São Pedro.

 

 

Praça São Pedro, Vaticano

 

 

Criação do Homem e o Dedo de Deus, Teto da Capela Sistina, Michelangelo

 

 

Afresco do Palácio Apostólico, Escola de Atenas, Rafael

 

 

Há muitos posts para eu fazer sobre a bela Itália e sobre o Vaticano conforme tudo que destaquei nesse post. Para mim é um prazer escrever e falar sobre todos esses lugares, reviver  minhas viagens e compartilhar com você informações que poderão ajudar-lhe a complementar o seu roteiro de viagem. Caso queira receber por email os posts informativos que farei da Itália, cadastre o seu email aqui no blog e receberá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Itália - Salada Caprese ....

Viajar Buenos Aires: Livraria El Ateneo: Teatro, cinema e finalmente livraria!