Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Viagem à Portugal: Ach. Brito, sabonetes mais que especiais!

18/08/2017

Se você estiver de viagem marcada para Portugal, não se esqueça que colocar na sua lista de comprinhas os sabonetes da marca Ach. Brito! Principalmente a linha Claus Porto você merce conhecer! Charme, luxo e delicadeza.

 

Ao assistir ao vídeo institucional da Ach. Brito resolvi não só postá-lo aqui no artigo para você, como também resolvi transcrevê-lo. A sinopse do vídeo diz o seguinte: "Abrimos as nossas portas e é com muito gosto que partilhamos um pouco do universo Ach Brito. A nossa história, o nosso percurso, as nossas conquistas, a nossa estratégia, os nossos produtos e a sua produção, o posicionamento das nossas marcas... Enfim, um pouco do que fazemos ao "Preservar o Passado. Estimular o Presente. Desafiar o Futuro."
 
Toda a história da marca Ach. Brito transcrevi abaixo:
 

Sobre o lema preservar o passado, estimular o presente e desafiar o futuro a Ach. Brito, diferencia-se pelas várias décadas de experiência e pela visão romântica que embute nos seus extraordinários produtos, os únicos no mundo já considerados como verdadeiros objetos de arte e design.
 
Fundada em 1887 por dois alemães radicados em Portugal numa época em que sabonetes e perfumes estavam apenas ao alcance das classes sociais mais abastadas e que apenas era reconhecido valor aos produtos importados, desde cedo a empresa apostou com rótulos sugestivamente estrangeiros, mas produtos genuinamente nacionais. Assim se foram integrando, pela qualidade, nos hábitos dos portugueses.

Sabonetes Claus Porto - Clássico Collection

 

 

Alguns anos mais tarde a notoriedade e a popularidade da Claus & Schweder já eram tão grandes que em 1908, a empresa foi honrada com a visita do rei de Portugal, Dom Manuel II. Com o envolvimento da Alemanha na Primeira Guerra Mundial os fundadores foram obrigados a fugir do país o que ditou o encerramento da fábrica.
 
Em 1918 o antigo gerente Aquiles Brito juntamente com o irmão Afonso fundou a Ach. Brito & Cia. Ltda. Em outubro 1925 os irmãos Brito compraram a base falida Claus & Schweder incluindo todo o seu patrimônio e marcas. No portifólio de prêmios da Claus & Schweder faziam já parte, várias medalhas de ouro conseguidas nas exposições universais e industriais.

 

 

Junção das Fábricas, início século XX

 

 

Em 1934 o reconhecimento da Ach. Britto garante a presença na primeira exposição colonial  portuguesa. A reputação da Ach. Britto era crescente e conquistava cada vez mais o respeito e a admiração dos portugueses mais notáveis, tendo sido muitas vezes  presenteadas com ofertas de grande simbolismo.
 
Com uma forte visão integrada do negócio e com uma clara estratégia de diferenciação em 1953 a Ach. Britto cria nas suas próprias instalações uma litografia passando a assumir o controle de todo o processo, desde o fabrico à rotulagem até ao acondicionamento dos produtos.
 
Fazendo jus ao lema: "Não se fabrica melhor, nem tão bom" a Ach. Britto comemora em 1968 as suas bodas de ouro. O dia 27 de outubro torna-se inesquecível pela presença do então presidente da República, Almirante Américo Thomaz, que na ocasião visitou uma das mais representativas fábricas da indústria portuguesa.
 

Em 1994, os irmãos Sônia e Aquiles Brito assumem a gestão da empresa e iniciam um novo e auspicioso ciclo pelas mãos da quarta geração.
 
Da-se a redefinição da estratégia da empresa com base em vários fatores como: o know-how e a produção de acordo com os métodos tradicionais mantendo as receitas antigas; o design das embalagens recuperadas do baú criativo da extinta litografia que a empresa guarda secretamente nos seus arquivos e o reposicionamento das marcas passando a operar em mercados tão opostos e distintos como o mass market e o mercado do luxo.

 

 

Sabonetes Ach. Brito - Símbolos Lusitanos Collection

 

 

O início do milênio, 2009, a empresa aposta numa corajosa estratégia de internacionalização da Claus Porto onde se destaca a consolidação da parceria criada em 1994 com a empresa americana Lafco New York. A participação em certames internacionais marca a procura de novos clientes em novos mercados espalhados pelos quatro cantos do mundo a distribuição dos  melhores produtos.
 
Em 31 de dezembro de 2008 a Ach. Brito adquire a saboeria e perfumaria Confiança, a sua única concorrente nacional, assim se fundem as duas mais antigas fábricas de sabonetes da Península Ibérica e a empresa ganha uma maior dimensão, diversifica os produtos e passa a atuar no mercado de forma transversal.

 

 

Sabonetes Confiança - Alfazema de Portugal

 

 

A Ach. Britto quer fazer parte da vida de todos os consumidores através da comercialização do mass market de produtos de elevada qualidade a preço acessíveis disponível em supermercados, drogarias e mercearias a gama mais econômica da Ach. Britto pode ser encontrada através de várias submarcas, algumas das quais no mercado há várias décadas como: Patti, a Lavanda, a Rosalface e a Luxo-Banho. Com a aquisição da saboaria e perfumaria Confiança a oferta de produtos para esse segmento do mercado alarga-se a outras marcas como a Alfazema do Monte, a Veleiro, a Chipre Imperial, os técnicos pedra-pomes: alcatrão, enxofre e leite de burra, entre muitas outras.

 

 

Sabonete Confiança - Chipre Imperial

 

 

Sabonetes Confiança - Técnicos Pedra-Pomes

 

 

Para um patamar intermédio a Ach. Britto reposiciona e lança a Confiança, uma marca que aposta na produção de produtos de grande qualidade, mas com design inovador e arrojado. Com uma grande dose de manufatura, os produtos da Confiança diferenciam-se pelas embalagens que seguem as tendências mais atuais, pelas arrebatadoras e inesperadas coleções e pela oferta das fragrâncias ousadas e surpreendentes.

 
 

Sabonetes  Confiança - Tradicional

 

 

 

Sabonetes Confiança - Violeta Collection

 

 

Num patamar de luxo a Ach. Britto apresenta a Claus Porto, uma marca centenária portuguesa que carrega um notável passado histórico marcado pela autenticidade e pela exclusividade de inspiração tradicional e com produção segundo métodos artesanais a Claus Porto movimenta-se num universo do luxo no qual se inscreve uma constelação de sofisticados aromas de produtos de invulgar qualidade e requinte que brilham sob os desígnios do design de inspiração vintage.
 
Reconhecida pelo design que envolve os produtos num inconfundível charme sofisticado todas as embalagens da Claus Porto são recuperações dos rótulos centenários da marca originalmente criados pelos artistas da empresa no final do século XIX e início do século XX. A autenticidade, a exclusividade, o luxo e a tradição passam a ser sinônimo da Claus Porto uma marca de culto que convida a viver a experiência única do glamour.

 

 

Sabonetes Claus Porto - Clássico Collection e Deco Collection

 

 

Sabonetes Claus Porto - Deco Collection 

 

 

Herdeiros de um carismático percurso histórico os sabonetes da Ach. Britto são cem por cento vegetais e refletem a dedicação de uma marca que continuam a honrar o compromisso com a qualidade.
 

Empenhada em relançar as memórias do passado a Ach. Britto mantem as antigas receitas da produção de sabonetes apostando na seleção das melhores matérias-primas e no fabrico artesanal, não descuidando do controle de qualidade que acompanha todo o produto desde a mistura mágica dos ingredientes, a laminagem, passando pela extrusão, cunhagem e pelo embalamento.
 
Antes de serem envolvidos, os sabonetes são submetidos a uma verificação final que assegura entre outros aspectos o estado do sabonete a qualidade da impressão da embalagem. Cumpridos os mais altos requisitos os sabonetes são embrulhados manualmente, obedecendo um processo moroso e delicado que exige precisão, técnica e muito amor.

 

 

Sabonetes Claus Porto - Embalados manualmente

 

 

Sabonetes Claus Porto - Embalados manualmente

 

 

E assim, se ostentou orgulhosamente essa empresa tão especial. Orgulhosa das suas origens a Ach. Britto distingue-se por um percurso de mais de cento e vinte anos de história, tradição e know-how. Reconhecida pela invulgar qualidade inglesa dos seus produtos a empresa quer continuar a levar o nome de Portugal mais longe, ao mesmo tempo que recupera o seu passado histórico e o partilha com o mundo, ávidos por viver sensações e emoções apenas proporcionadas por produtos autênticos, genuínos, artesanais e aromáticos.

 

 

Sabonetes Claus Porto - Clássico Collection

 

 

Sabonetes Claus Porto - Clássico Collection

 

 

Se você ficou inspirada com a história da Ach. Brito, não deixe de assistir ao vídeo logo a seguir, são dez minutinhos, as imagens são lindas e os detalhes do processo produtivo nos comprova o zelo e o carinho que a empresa empenha na produção dessas preciosidades em forma de sabonetes. Quando usamos algo e sabemos a história que está por traz do produto, é certo que faz toda a diferença. A nossa visão em relação a marca, em relação ao produto, muda. A valorização que damos a certas objetos de consumo tendem a diminuir ou aumentar.
 
No caso da Ach. Brito, conquistou o meu respeito e carinho. E você, o que achou? Assista ao vídeo, tenho certeza que você irá se encantar.

 

 

Vídeo Institucional Ach Brito (PT)

 

 

Hoje é possível encontrar a marca Claus Porto em armazéns como Harrods, em Londres, nas Galerias Lafayette, em Paris e na Saks, na 5a Avenida em Nova York, e em outros países fora de Portugal. Mas se você estiver a passear por terras lusitanas, saiba que há dois endereços, uma loja no Porto e outra em Lisboa. Vale a pena conhecer.

 

 

A Claus Porto inaugurou no final de 2016 uma loja em Lisboa, no Chiado. Farei um post sobre ela depois, por enquanto, segue a foto da loja e o endereço.

 

 Loja Lisboa - Portugal 

 

 

Endereço Lisboa

Rua da Misericórdia, 135, Lisboa - Fone: (+351) 917 215 855

Segunda a Domingo - 10:00 às 20:00 horas

 

Endereço Porto

Rua das Flores, 22, Porto - Fone: (+351) 914 290 359

Segunda a Domingo - 10:00 às 20:00 horas

 

Fonte de Pesquisa:

 

  • Canal do You Tube - Institucional Ach. Britto

  • Site da Claus Porto

  • Fotos - Acervo Claus Porto, Confiança e Ach. Brito

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload