• Silvia Macedo

Viagem para Toscana e os tradicionais biscoitos Cantucci …

Cantucci são biscoitos italianos, dourados por fora, crocantes por dentro e recheados com amendôas, fazem parte das excelências da Toscana. Apesar de serem conhecidos como Cantucci, seu verdadeiro nome é Biscotti di Prato. Nasceu pelas mãos do confeiteiro italiano Antonio Mattei, em 1858, na cidade de Prato, na Toscana.

Cantucci - Foto: Wikipédia

A palavra biscotto (biscotti é o plural) tem origem latina, significa “duas vezes assado”. Isso significa que os biscotti são assados no forno duas vezes o que faz com que fiquem bem duros e adquiram uma consistência crocante (é sua característica principal somando às amendoas da massa). Sendo assim, as duas fornadas compõem o elemento essencial para o bom êxito dos cantucci.

Na região da Toscana os cantucci são tradicionalmente mergulhados no Vin Santo, um vinho muito perfumado, licoroso (doce) de sobremesa que serve para amolecer os biscoitos. O vinho licoroso, Vin Santo, também é originário da Toscana. É produzido artesanalmente em pequenos barris a partir de uvas desidratadas. Há uma artigo sobre esse vinho aqui no blog. Se quiser saber mais sobre ele clique aqui em Vinho Santo.

Cantucci, Toscana

Cantucci e Vin Santo - Foto: Wikipédia

Os cantucci com o Vin Santo compõem uma harmonização perfeita. Quando o biscoito é molhado no vinho, ele absorve a umidade, fica mais suave, daí o toque especial no sabor e na textura do biscoito.

São tradicionalmente servidos como sobremesas. Praticamente todos os restaurantes toscanos servem a famosa sobremesa “cantucci com vin santo”.

Hoje em dia, na Itália, biscotto é o termo usado para qualquer biscoito, mesmo aqueles que não são cozidos duas vezes. No entanto, o único verdadeiro Biscotti di Prato cozido duas vezes são os chamados Cantucci.

Você poderá encontrar os cantucci nos cardápios de sobremesas como “cantucci com vin santo” ou à venda em embalagem acompanhada de uma garrafa de vin santo nos empórios das diversas cidades da Toscana, como Florença, Siena, Prato e outras.

Fora da Itália, os cantucci costumam ser acompanhados com café, cappuccinos, lattes, chá preto ou champagnes.

Os Cantucci e mais de 150 anos de História …

Seguramente os mais famosos cantucci são aqueles produzidos na “Biscottificio Antonio Mattei”, desde 1858. Casa que leva o nome do confeiteiro que criou a receita original desses biscoitos: Casa de Biscoitos Mattei, em Prato, na Toscana.

Em 1858, o confeiteiro italiano Antonio Mattei (1820-1885), abriu em Prato, na Via Ricasoli, a sua atividade de produção e venda dos típicos “Biscotti di Prato” feitos com amêndoas. A sua receita original foi logo apreciada, tanto que foi premiada pela alta confeitaria.

Biscottificio Antonio Mattei, Prato, Toscana, Itália

Biscottificio Antonio Mattei - Foto: Site: Itália a Tavola

A receita se tornou um clássico com a qual ele recebeu inúmeros prêmios em feiras na Itália e no exterior, incluindo uma menção especial a Exposição Universal de Paris, de 1867.

Cantucci, Antonio Mattei, Prato, Toscana, Itália

Cantucci, Antonio Mattei - Foto: Página Biscotti di Prato, Antonio Mattei

A loja de “Mattonella” (nome popular do biscoito) ainda existe hoje em Prato e é considerada o repositório da tradição cantucci. Administrada pela família Pandolfini, continua a tradição dos “Biscotti di Prato”, mantendo o gosto e a fragrância do biscoito centenário.

Endereço:

Biscottificio Antonio Mattei

Via Ricasoli, 20-22 – Prato, Toscana, Itália

Distância de Florença à Prato – aproximadamente 22 km.

Nota:

Em São Paulo, na Eataly você poderá encontrar esses biscoitos.

Bibliografia:

Wikipédia

Blog Menu de Manu

370 visualizações
Você também irá gostar destes posts!