Viagem pela História da origem do Café ...

12/01/2019

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e é a segunda matéria-prima mais comercializada no mundo, depois do petróleo.  O Brasil é o principal produtor mundial de café em quantidade, sendo responsável pela produção de 1/3 do café produzido no mundo.

 

 Um bom café .... cor, aroma e sabor exuberante  ...

 

A História do café começa no século IX na África. Diz a lenda que nesta época nas profundezas a Abissíria, região onde hoje é localizada a Etiópia, vivia um pastor de cabras que estava acostumado com o movimento habitual de suas cabras. Até que um certo dia, surpreso, viu seu rebanho agitado, eufórico com uma excitação incomum. Intrigado com o desassossego das suas cabras, os pastor resolveu observá-las e descobriu que elas haviam ingerido uns bagos vermelhos de um certo arbusto.

 

 Grãos de Café  - A natureza é bela ...

 

Curioso, o pastor de cabras resolveu experimentar os tais frutos vermelhos e logo ficou em estado de completa euforia. Mas não se conteve e logo compartilhou sua descoberta com um sábio mulçumano da região. Mais culto que o pastor de cabras, o sábiu realizou várias experiências com os grãos até que resolveu torrá-los e ferver-los em água, e transformou os bagos vemelhos daqueles arbustos, numa bebida de deliciosa fragrância. A bebida foi denominada "Gahwa" literalmente significa: aquela que impede o sono. A partir de então, foi conquistando mais adeptos.

 

Você consegue resistir ao aroma do café fresquinho?

 

 

Até hoje os pés de café crescem aos montes no planalto central da Etiópia e foi no século XIII, na margem oposta do Mar Vermelho, que surgiram nos países árabes as primeiras casas especializadas em servir o café. No início o café era considerado uma droga milagrosa nos países árabes, em Iémen e na Arábia Saudita. Por esse motivo proibiram o consumo deliberado de café, restringindo o consumo somente mediante prescrição médica.

 

Mas foi impossível manter o café limitado à prescriação médida e logo esta regra foi infringida e houve uma proliferação das casas de café, inclusive em Meca - a cidade mais santa do mundo islâmico -  localizada na Arábia Saudita, havia muitas delas.

 

 Café combina com todas as estações do ano ... nesta foto uma homenagem à outono ...

 

 

No entanto, foi de Moca - o principal porto de Iémen, que as preciosas bagas partiram rumo ao outras costas distantes como Índia e Java (segunda maior e principal Ilha da Indonésia) e Veneza. Porém, os árabes, cientes do potencial econômico do café, mantiveram total monopólio, exportavam apenas grãos torrados, enquanto não permitiam a saída das plantas e frutos "in natura" de seu território.

 

Porém, no final do século XV, um peregrino mulçumano colocou sete sementes do café dentro de um amuleto e contrabandeou para fora da Arábia Saudita, e depois, plantou em terras de sua propriedade, no sul da Índia. Diz a lenda, que todo o café do mundo provém dessas sete sementes. Enfim, foi a partir dessas setes sementes que o café se "libertou" da exclusividade do mundo árabe.

 

 

 Café e seus sacos e grãos ... um charme. 

 

 

A moda das casas de café, ou simplesmente cafés, propagou-se e foi bater às portas da Europa por volta do século XVII. Os holandeses foram os primeiros europeus a entrar no comércio do café, importando pés de cafezeiro da Costa Malabar, na Índia, para as suas colônias que na altura denominavam Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia. 

 

Em 1715, os comerciantes de café holandeses, desejosos de impressionar e cair nas boas graças do poderoso e influente rei da França, Luís XIV, que era um grande apreciador de café, ofereceram-lhe um cafezeiro para o seu uso pessoal. Essa simples planta veio mais tarde a dar origem aos milhões de cafezeiros espalhados pelo mundo, incluindo os pés de café da América Central e América do Sul.

 

 

 Café e um acompanhante ...

 

 

Espécies de Café:

 

Há apenas duas espécies de café: Arábica que teve origem no Oriente Médio, que produz um café de melhor qualidade e são mais cultivados em todo o mundo. E a espécie Robusta, que teve sua origem no Congo, esta espécie é mais resistente e pode suportar clima mais rigorosos, seus grãos são essenciais na elaboração de muitos cafés instântaneos. O Brasil cultiva o café Arábica e o café Robusta, mas a principal produção brasileira é do café Arábica que tem menor teor de cafeína, mais intensidade no sabor e é menos amargo.

 

Diferenças entre o café expresso, coado e instântaneo ...

 

O café expresso tem mais densidade, seu sabor é mais forte e concentrado, forma uma espuma consistente devido a extração de uma máquina sob forte pressão, os grãos utilizados são especiais (tipo arábica) e é moído na hora antes da extração.

O café coado (ou de bule)  é mais diluído na água e coado em filtro de papel ou coador de tecido. São usados grãos tradicionais (tipo robusta) já moídos

O café instântaneo ou solúvel pode ser vendido em forma granulada ou em pó, seu preparo é mais prático, basta acrescentar água quente filtrada. Se sabor é mais suave em comparação ao coado e a expresso, mas não está no elenco dos apreciadores do bom café.

 

 

 Hum! Está só faltando uma manteiguinha ...  

 

Café gourmet ...

 

Há cada vez mais interessados em experiências gastronômicas de qualidade e nesse contexto surge então, o café gourmet. Esse tipo de café é preparado a partir dos melhores graõs, cultivados em solo especial e selecionados por meio de processos de blend (misturas) específicos. A torrefação do café gourmet é realizada seguindo etapas extremamente criteriosas, que dão origem a grãos ou pós que diferem dos comuns, em termos de sabor, aroma e características nutritivas.

 

O café de torra clara oferece menos amargor e mais acidez, com sabor sempre suave. Já a torra média tem um equilíbrio entre amargor, acidez e aroma. Por sua vez, o café de torra escura dá origem a uma bebida menos ácida e mais amarga, de sabor mais forte. Segundo os especialistas, os grãos de torra clara ou média possuem maior quantidade de vitaminas e proteínas, quando comparados aos grãos de torra escura. Isso ocorre porque, na torra escura, os grãos são submetidos a um tempo maior de torrefação, que promove a quebra maior dos nutrientes pelo calor.

 

Quando se fala em café gourmet, é preciso considerar uma cadeia de produção repleta de cuidados que começam no plantio e seguem até o momento de degustar a bebida, que deve ser preparada de maneira igualmente cuidadosa.

 

 

 Momento café ...

 

 

O café da Colômbia tem fama de ser um dos melhores do mundo, porque sua produção e colheita é quase artesanal, a colheita é feita manualmente, ocasião em que são retirados apenas os melhores grãos para a fabricação do café, daí fama pela elevada qualidada do café colombiano.

 

 Café - Colômbia


Segundo pesquisa, entre os europeus, os portugueses são os que consomem menos café. Em média um português consomem 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chavenas por dia.
 

Tradicionalmente no dia 14 de abril comemora-se o Dia Internacional do Café. A origem da data é desconhecida, no entanto, no ano de 2015 a Organização Internacional do Café (OIC) decidiu celebrar oficialmente no dia 1 de outubro a partir daquele ano.

 

 

 

Este post dedico aos amantes do bom café. O autor da frase do post é  Antony Trollope (1815-1882),  foi um romancista inglês da Era Vitoriana.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!

Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Big Ben | Viajar Enriquece
Paris | Viajar Enriquece
Torre Eilfel | Viajar Enriquece
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...