Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Viagem pela Região da Borgonha, na França!

20/12/2017

Eu guardo boas e eternas lembraças da minha viagem à Região da Borgonha. Fiz a viagem de carro numa época de inverno. A região da Borgonha divide com a cidade de Bordeaux, localizada na região Aquitânia, o título da origem dos melhores vinhos da França.

 

A Região da Borgonha é o berço da uva Pinot Noir, pois é na região que esse tipo de uva apresenta todo o seu explendor. Os vinhos da Borgonha são cobiçados no mundo todo e são essencialmente variáveis entre as uvas Pinot Noir (vinho tinho) e as uvas Chardonnay (vinho branco). A única exceção é a sub-região Beaujolais (Borgonha) que produz a uva Gammay que gera vinhos mais frutados e leves.

 

Enfim, é também, na região da Borgonha que repousa a rota de vinho mais conhecida e aclamada do mundo, a Route des Grands Crus. Aqui nesse post, apresento resumidamente algumas cidades que tive o prazer de conhecer e passear.

 

 

Uva “Pinot Noir”, Borgonha, França

 

 

Dijon, França

 

Dijon é a capital da região da Borgonha. Além dos vinhos da borgonha, a cidade de Dijon também é famosa por suas mostardas. Na verdade Dijon importa do Canadá os grãos de Mostarda, mas o sucesso e fama, deriva da forma como eles preparam a pasta de mostarda. Dijon é um dos centros culturais mais importantes da França, depois de Paris. Destaco a arquitetura do Palácio da Justiça, o Palácio dos duques da Borgonha, atual prédio da Prefeitura, a Igreja de Saint Michel, a Igreja Notre-Dame de Dijon  e o Museu de Belas Artes. Cidade grande, bonita, com belos parques e jardins.  

 

 

Palácio dos duques da Borgonha, Dijon

 

 

Chablis, França

 

Chablis é a porta de entrada da região da Borgonha. É uma pequena cidade que fica a menos de 200 km de Paris. Apesar de pequena no tamanho, sua fama resplandece quando o assunto é vinho branco. Toda a produção da cidade é exclusivamente de vinho branco, são os famosos Chablis, produzidos a partir da renomada uva Chardonnay. Chablis representa a França rural, é cercada de vinhas, ambiente calmo e bucólico, lugar ideal para turismo enogastronômico. Viajei de carro pela região, era inverno, estava um dia de sol, fraquinho, mas muito bonito. Comprei algumas garrafas de chablis.

 

Chablis, Borgonha, França

 

Chablis, Borgonha, França

 

 

Vinho Chablis, Borgonha, França

 

 

Auxerre, França

 

Auxerre está localizada às margens do Rio Yonne. É uma cidade muito charmosa com numerosos edifícios antigos e bem conservados. No centro histórico se reunem edifícios de grande beleza arquitetônica. O Canal du Nivernais, a Ponte Paul Bert, a abadia de Saint German são alguns destaques. O cartão postal da cidade é a suntuosa Catedral de Saint-Étienne, belíssima. Achei charmosa a rotina dos franceses carragando suas cestas de vime para fazer compras de pães, hortifruti ou flores. Alguns andando de bicicleta com cestinha. Não é tão pequena a cidade, mas é muito tranquila e organizada. Gostei muito.

 

Catedral de Saint-Étienne, Auxerre

 

 

Route de “Grand Crus” – Vinhos da Borgonha

 

Tive o privilégio de viajar de carro pela “Route des Grands Crus” em meio as suas plantações de uva e seus charmosos vilarejos. É na Route des Grands Crus que é produzido o prestigiado Romanée Conte, conhecido como um dos vinhos mais caros do mundo. Viagem inesquecível entre vinículas, baguetes, queijos franceses e muito vinho. Cada parada uma nova experiência visual e gustativa. Inesquecível.

 

 

Route de “Grand Crus”, Borgonha, França

 

 

Nessa viagem pela região da Borgonha, foram muitas paradas, esse post destaquei apenas as principais, conheci outras cidades e vilarejos ao longo do caminho. Aos poucos os posts serão desenvolvidos com informações interessantes para que você possa complementar seu roteiro e se inspirar. Caso queira receber os novos posts no seu email, assine nossa newsletter.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

nbnb

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!