Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

13/11/2019

É um filme inspirador para todos aqueles que amam o universo da arte culinária e, em especial, para os amantes da cozinha francesa. Conta a história de Julia Child   (Meryl Streep),  uma norte-americana, esposa de um diplomata, que na década de 40, vai morar em Paris em razão de uma missão de seu marido. Ela por ser uma verdadeira gourmet, apreciadora do refinamento da comida e da bebida, resolveu ocupar seu tempo livre num curso de alta gastronomia francesa, na prestigiada e renomada  escola de culinária francesa"Le Cordon Bleu".

 

E , paralelamente conta a história de Julie Powell (Amy Adams), uma norte-americana, que no ano de 2002 está completando trinta anos de idade, trabalha num Call Center e mora no subúrbio de Nova York com seu marido. Frustrada com sua vida profissional, sonha em ser escritora e sempre teve vontade de fazer as receitas francesas de Julia Child que havia sido publicado num livro anos atrás. Nesse contexto, lançou um desafio por meio de um blog de fazer as 524 receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking”, de Julia Child, em 365 dias. Assim, uniu o gosto pela arte culinária e o prazer de escrever, diariamente, num record de um ano.

 

 

 Julie Powell (Amy Adams)  e Julia Child (Meryl Streep)

 

 

Julie cozinhava todos os dias quando voltava do seu trabalho no Call Center e também nos finais de semana, para cumprir o seu desafio de um ano. Cada dia uma novidade francesa ...

 

 

Julie Powell (Amy Adams)  e  Éric Powell (Chris Messina) 

 

 

As duas histórias são verídicas e a película é uma adaptação do livro  autobiográfico escrito por Julie Powell onde relata sua experiência no desafio de fazer em um ano todas as receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking”, de Julia Child (1912-2004), um dos nomes mais influente da culinária norte-americana.

 

O livro "Julie e Julia" escrito por Julie Powell, foi lançado em 2007, pela editora Record. O filme foi lançado em 2009, com roteiro e direção da norte-americana Nora Ephron. No alenco além de icônica Mary Streep e a atriz Amy Adams, também o excelente ator coadjuvante Stanley Tucci (Paul Child) e do ator Chris Messina (Éric Powell). O filme recebeu o prêmio Globo de Ouro e foi indicado ao Oscar XXX.

 

 

Julia Child (Meryl Streep) e Paul Child (Stanley Tucci) 

 

 

As duas histórias correm em paralelo e há muitas informações interessantes que podemos observar nos diálogos e na narrativa do filme. Destaco algumas cenas que achei interessantes para a nossa bagagem cultural. 

 

 

Julia Child (Meryl Streep)

 

 

 

Nas cenas com a Julia Child   (Meryl Streep) logo no início do filme ela vai a um restaurante em Paris com o marido e exalta o aroma da truta que é servida preparada na manteiga. Durante várias cenas do filme, tanto a Julia, como a Julie, exaltam a manteiga na culinária francesa. Inclusive o ingrediente rendeu declarações de amor como: "Você é a manteiga do meu pão"!

 

Não é novidade que a manteiga é um ingrediente essencial na cozinha dos franceses, mas depois de tanta exaltação resolvi pesquisar um pouco mais acerca da manteiga francesa e sua representatividade na culinária da França. Pretendo fazer um artigo aqui para o blog sobre a manteiga francesa.

 

Destaque também para a icônica escola de culinária "Le Cordon Bleu", onde a Julia Child resolveu passar seu tempo livre. Difícil encontrar quem  ainda não ouviu falar nessa famosa escola. É bastante interessante a trajetória da "Le Cordon Bleu". Outro  artigo  na minha lista para escrever. rs

 

As cenas da Julia comprando hortaliças e legumes nas feiras de Paris é um deleite. E realce para a alcachofra outro ingrediente muito usado na culinária francesa. As cenas da Julia nos restaurantes e na sua casa saboreando a guarnições com o marido e amigos, também são dignas de observar cada detalhe. As cores, a fotografia os diálogos.

 

Outro tema interessante é cidade francesa de Marselha, localizada no sul da França. A certa altura do filme a Julia precisou mudar com o marido de Paris para Marselha e se entristeceu um pouco, pois lamentou que a cidade era pacata e não tinha as diversões de Paris. A cidade de Marselha. É uma cidade portuária e foi fundada pelos gregos 40 anos a.C. 

 

 

 

 Julie Powell (Amy Adams)  e  Éric Powell (Chris Messina)

 

 

Nas cenas da Julie Powell (Amy Adams) interessante observar as receitas que ela faz. O trabalho para dessossar o pato (afinal quem nunca ouviu falar no famoso "Pato com Laranja"? Eu em um dos meus aniversários, em São Paulo, optei por comemorar num restaurante francês especialmente para saborear esta famosa receita. Bem, no filme não fala se a Julie ia preparar pato com laranja, mas o pato estava lá rs.).  Outra receita que ela preparou foi a conhecida sobremesa "Bavaroise" entre tantas outras delícias que Julie fez na cozinha daquele pequeno e certamente aromático apartamento. 

 

As cenas da Julie comprando os ingredientes para as suas receitas também são interessantes e sempre estimulante, mesmo quando precisou sair tarde da noite no subúrbio de Nova York para comprar ....

 

 

 

Julia Child (Meryl Streep)

 

 

Ao chegar no fim do filme, é emocionante. Por mais previsível que seja o Final Feliz, é gostoso ver a alegria da personagem Julie Powell diante da missão cumprida, ao lado do marido e dos amigos. Também é emocionante ver a felicidade da Julia Child quando tomou conhecimento que seu livro seria publico.

 

 

Julie Powell (Amy Adams)

 

No final do filme, além do desfecho positivo, há uma agradável surpresa ... Julie e seu marido vão até o Museu de Julia Children, localizado em Whashington, Estados Unidos.

 

Apesar de ser um filme de roteiro comum e previsível. Nada original, ele não deve ser desprezado. É uma delícia de assistir e há muito o que aprender com ele se prestarmos atenção nos detalhes.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!