Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Viajar Florença: O paladar pede Bistecca alla Fiorentina!

01/08/2018

A bistecca alla Fiorentina é um prato tradicional da cozinha italiana, da região da Toscana. É uma carne de boi de boa qualidade, assada na brasa e temperada com azeite de oliva, sal e pimenta moída, ervas e rodelas de limão siciliano. É servida com legumes e folhas e o hábito é ser acompanhada com vinho chianti, que também é um vinho típico da Toscana.

 

Bistecca alla Fiorentina - Foto: Wikipédia

 

Habitualmente é um pedaço de carne que pesa entre 600 e 800 gramas, geralmente de um animal da raça Chianina, de aproximadamente dez a quinze meses de idade. É um pedaço de carne bem espesso e contém osso. O preparo da bistecca alla Fiorentina é quase um ritual na Toscana. Dizem que desde o corte até a hora de servir , todos os passos são tratados como se fosse uma ciência.

 

A parte cortada do bovino é o T-Bone Steak (filé em T), que traz de um lado o mignon e do outro o contrafilé. O corte costuma ter a  aproximadamente três centímetros de altura.

 

O nome do filé provém da antiga tradição florentina de celebrar a festa de São Lourenço. A festa era patrocinada pela família Médici, no dia 10 de agosto de cada ano. Nesse dia, Florença ficava toda iluminada e a bistecca alla Fiorentina era servida em grande quantidade a toda população.

 

Se você pretende degustar uma bistecca alla Fiorentina em Florença observe o cardápio pois o valor correspondente a 100 gramas, equivale a "1 etto. Sendo assim, se no menu constar 4 euros/etto e a bisteca pesar 500 gramas, você pagará 20 euros pela porção. Quanto a questão de caro ou acessível,  custo/benefício, e etc. é muito particular. Apenas transmito essa infomação sobre etto e gramas porque penso ser interessante para o leitor-viajante.

 

Bibliografia:

 

Wikipédia

Oba Gastronomia

Clube da Carne

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!