Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

16/11/2019

 

A basílica de Sacré Coeur é o símbolo do bairro de Montmartre, em Paris. Está localizada no topo do monte que está a 129 metros acima do nível do mar. É o ponto mais alto da cidade. A basílica é ardonada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central que mede 80 metros de altura.

 

A construção teve início em 1875 e foi concluída em 1914. O arquiteto que fez o projeto, Paul Abadie, morreu durante a construção em 1884. A consagração da basílica ocorreu somente após o final da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

 

O projeto da basílica foi submetivo a um concurso entre arquitetos. O vencedor foi Paul Abadie que venceu o concurso em que haviam mais de setenta e sete concorrentes. A Sacre Coeur é inspirada na arquitetura romana e bizantina e sua estrutura influênciou outras igrejas do século XX

 

 

Basílica de Sacré Coeur, Paris

 

 

A basílica Sacre Coeur foi construída em mármore travertino, uma pedra natural de cor beje clara, caracterizada por veios longilíneos que lembram ramos de folhas. É o mármore que lhe dá essa tonalidade clara, aparentemente branca que ao longos dos anos, independente do sol, da chuva, da poluição, enfim, independente dos mais de cem anos de sua construção a mantém dessa cor.

 

O mármore travertino é o mármore usado como material de construção ao longo da história. Existem vários tipos de mármore travertino. Ele possui variações devido à região em que se formam. Os mármores travertinos italianos são os mais conhecidos.

 

 

Basílica de Sacré Coeur, Paris

 

 

O topo da Sacré Coeur é aberto aos turistas e reserva uma vista maravilhosa da cidade de Paris. É um dos melhores pontos a oferecer uma acurada visão panorâmica de Paris.

 

 

Basílica de Sacré Coeur, Paris

 

 

A colina Montmartre recebeu esse nome por ter sido o lugar do martírio do primeiro bispo de Paris, Saint Denis e seus companheiros, no século III. Foi nesse monte (Monte dos Mártires) que nasceu a Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1534, fundada por Santo Inácio de Loyola e seus companheiros.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!