Viajar São Paulo: Brigadeiro Gourmet, impossível resistir!

25/08/2017

Se você estiver em São Paulo, de viagem ou não, aproveite para experimentar o brigadeiro gourmet. Em São Paulo, há algumas ótimas docerias especializadas nesse docinho delicado e saboroso. Eu apresento nesse post, o da "Maria Brigadeiro". Enfim, se você gosta de brigadeiro,  esse post é para você!
 
Não gosta? (acho difícil rs). Sugiro que leia esse post, tenho certeza que ficará tentado a mudar de ideia.
 
Vou começar pela história desse docinho pequeno, saboroso e genuinamente brasileiro, depois vou apresentar a você a Maria Brigadeiro, primeiro ateliê de brigadeiro no Brasil (se não conhece, precisa conhecer) e, por fim, vou contar como me senti a primeira vez que estive nesse ateliê, lindo, charmoso e aconchegante. Convido você a vir comigo nesse mundo de brigadeiro.

 

Brigadeiros - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

Ah! Antes da história destaco que o brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira. Ele é feito a base de manteiga, leite condensado e chocolate em pó. Dependendo da consistência da massa do brigadeiro, ele pode ser elaborado em formato de bolinhas, modelo tradicional, ou ser degustado em  colher, numa versão mais atual do doce.
 
Por que, brigadeiro gourmet?
 
São chamados assim porque classificam-se na versão mais fina e sofisticada do doce, pois além de serem feitos artesanalmente com ingredientes qualificados, são preparados momentos antes do consumo, são geralmente muito, muito fresquinhos. Falarei mais a respeito quando contar sobre a Maria Brigadeiro.

 

 

 

 Brigadeiros - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

O nascimento do Brigadeiro
 

A palavra "brigadeiro” representa uma patente de um oficial das Forças Armadas, no qual compete tradicionalmente o comando de uma unidade militar. Foi o nome dessa patente que motivou a origem do nome desse doce irresistível.
 
Em 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava em época de campanha para eleição de um novo presidente da República. O candidato Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro, tinha enorme sucesso entre as mulheres, o que é comprovado pelo peculiar slogan (não oficial) da sua campanha "vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro."

 

 

 

Slogan (não oficial) campanha eleitoral de Eduardo Gomes - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

Conta-se que suas eleitoras mais devotas decidiram promover sua campanha organizando festas para arrecadar fundos e promover uma maior visibilidade ao candidato. No entanto, como se estava em tempo de pós-guerra havia imensa falta de leite fresco e açúcar, o que dificultava a tarefa de se fazer qualquer doce. Assim, decidiram recorrer ao leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate.

 

 

Preparo dos Brigadeiros - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

Foi nesse contexto que o doce foi criado e batizado como "o doce do Brigadeiro" que era vendido durante a campanha. O doce foi um sucesso, mas apesar do apoio recebido, o candidato foi vencido pelo então General Eurico Gaspar Dutra. Por outro lado, o brigadeiro não perdeu a majestade, nasceu na década de quarenta e continuou sendo apreciado na década seguinte, tendo seu nome abreviado e espalhado por todo o país sempre com uma excelente recepção, até os dias atuais.

 

 

 

Brigadeiros - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

Quem é a Maria Brigadeiro, quando surgiu e qual sua filosofia?
 
Fundada em 2007, por Juliana Motter, a Maria Brigadeiro é a primeira loja do Brasil especializada em brigadeiro gourmet.
 
A qualidade dos brigadeiros é ímpar, são feitos com ingredientes da mais alta qualidade, você pode vê-los sendo preparados através das paredes de vidro da cozinha do ateliê. Eles chegam sempre fresquinho nas suas mãos, nada daqueles e brigadeiros endurecidos, com crosta ou cristalizados por fora. Na Maria Brigadeiro isso não existe.
 
Os brigadeiros são dos mais variados sabores, são mais de quarenta versões de brigadeiro desde o tradicional, aos demais, como o de leite ninho, de pistache, fava de baunilha, vinho do porto, cachaça artesanal, doce de leite com nozes, chocolate branco, baileys... e eles podem ser comprados enrolados com granulado, ou no potinho pra comer com colher, ou na caixinha, ou numa charmosa marmita, ou ainda quentinho pra comer na hora ... as possibilidades são, quase, infinitas.

 

 

 

 

Marmita com Brigadeiros - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

Além dos brigadeiros a loja prepara outras delícias como: torta de brigadeiro, pão de mel, algumas embalagens super originais como a caixinha TPM Alívio, o pote de Vitamina B, panelinhas coloridas, marmitinhas embrulhadas em paninhos cheios de brigadeiros, tudo muito fofo para levar pra casa.
 
Enfim, a Juliana Motter "reinventou o brigadeiro", com ela, o doce saiu do básico, vestiu roupa de gala e ganhou um nome composto: brigadeiro gourmet. O brigadeiro virou doce "chique" e ao mesmo tempo "cult",  pois na loja, como falei, você pode encontrá-los dentro de marmitas de alumínio.

 

 

 

 

 

Então, lembra quando falei no início do texto sobre o brigadeiro gourmet, e que falaria um pouco mais quando fosse falar da Maria Brigadeiro?
 
Pois, o brigadeiro gourmet da Maria Brigadeiro além das qualidades já mencionadas, tem outro diferencial: Passado algum tempo, a Juliana não queria mais usar o chocolate importado industrializado nos seus brigadeiros, queria ter um produto de excelência em qualidade,  onde ela controlasse todo o processo, desde o processamento do cacau até a fabricação do brigadeiro.
 
Gradativamente a Maria Brigadeiro substituiu o chocolate usado em seus brigadeiros por um de produção própria, passou a controlar todo o processo com a certeza de que os ingredientes são puros e feitos de maneira artesanal, utilizando cacau fino, o cacau gourmet.
 
Existem dois tipos de cacau, o cacau bulk e o cacau fino. O cacau fino é totalmente diferenciado porque deve passar por vários controles de qualidade em todas as suas etapas de produção: na colheita, na fermentação, na secagem e na torra.

 

 

 

 

Brigadeiros - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

Como eu me senti na primeira vez que estive na Maria Brigadeiro ...
 


Vou contar pra você como me senti na primeira vez que estive no ateliê Maria Brigadeiro. Foi em 2013, numa tarde de quinta-feira. Sai de Perdizes, bairro onde morava antes de vir para Lisboa, e fui até a pequena e charmosa loja da Maria Brigadeiro, em Pinheiros, São Paulo.

 

Rua Capote Valente, 68 - Pinheiros, São Paulo/SP

 

 

Ao chegar me deparei com uma pequena loja, de entrada discreta pelo tamanho, mas imponente pela elegância. Havia uma charmosa mesinha na calçada, que me remeteu aos Cafés franceses, confirmando a sensação pela fachada azul clara estilo Provence. Já gostei daquele charme.
 
Entrei no ateliê e foi difícil saber o que eu queria fazer primeiro: observar a decoração da loja, saborear os brigadeiros ou simplesmente ficar ouvido o MPB que tocava, no som ambiente. Fiz os três ao mesmo tempo. (rs).
 
Apesar da infinita variedade de brigadeiros, pedi logo de início, dois do tradicional e para acompanhar uma garrafinha com água mineral, perfeito para degustar cem por cento o sabor do brigadeiro. Sentei-me no balcão de onde é possível ver a cozinha e as doceiras preparando os brigadeiros. Fiquei ali, naquela tarde de quinta-feira, ouvindo MPB e depois Bossa-Nova (que adoro) e de repente me esqueci que estava em São Paulo, pertinho de uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Av. Rebouças. 
 
Simplesmente a Maria Brigadeiro me remeteu a um outro mundo, num ambiente retrô e bucólico.
 
Amei ficar lá, esperando meus brigadeiros e depois saboreando-os, enquanto olhava para cada detalhe da decoração: O design da decoração provençal se manteve no lado de dentro, com os papéis de paredes de flores miúdas em tons pastel, quadrinhos na parede com molduras antigas e o aroma de chocolate no ar, tudo de bom.

 

 

Brigadeiros - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

Depois, da degustação dos meus dois brigadeiros, que pelo preço, me contive ... resolvi levar quatro para casa e nesse momento o mimo da Maria Brigadeiro também marcou presença: meus quatro brigadeiros foram acomodados numa caixinha floral delicada, com a mesma identidade visual do papel de parede do ateliê. Escolhi novamente o tradicional (rs), e para inovar, limão sicilano,  vinho do porto e leite ninho. Gostei tanto da caixinha (adoro caixas charmosas), que ela atravessou o Oceano Atlântico comigo. Olha ela aqui (foto abaixo), depois de tantos anos, mantendo viva na minha memória aquela tarde de quinta-feira.

 

 

 

Foto - Minha caixinha 

 

 

Essa minha caixinha linda ainda tinha um outro detalhe interno que era para acomodar os brigadeiros. Eu tirei para deixar o espaço livre, e sabe o que eu faço com ela? Coloco clips coloridos ela está sempre comigo quando estou escrevendo e separando papéis.
 
Bom, o preço desses docinhos deliciosos? Não é nada módico e o brigadeiro é pequeno (penso que deveria ser um pouquinho maior), mas paga-se a qualidade do brigadeiro, o serviço atencioso, o ambiente charmoso, a embalagem primorosa, então, no meu ponto de vista vale a pena. Até porque não é um lugar para ir todo dia (ainda que dê vontade, rs).
 
Depois, estive lá outras vezes, duas ou três vezes, até 2015, mas resolvi contar sobre a primeira visita, a primeira impressão, pois como diz o ditado: "a primeira impressão é a que fica."
 
Se você é paulistano e ainda não conhece a Maria Brigadeiro, e ama brigadeiro, não deveria perder mais tempo. Caso, esteja passeando por São Paulo, não deixe de ir também, ou se planeja uma viagem para Sampa, anote aí, na listinha dos seus passeios gourmet, eu super recomendo, de verdade. A Maria Gourmet está super bem localizada e perto da rua Oscar Freire, se tiver turistando, já aproveita para depois, dar um passeio nessa rua de moda e grifes de luxo da cidade.

 

Enfim, você deve estar pensado, a Silvia já disse que a Maria Brigadeiro fica próxima na Av. Rebouças, perto da Oscar Freire, mas qual é o endereço do ateliê, afinal? (rs) Segue logo abaixo, anote aí.

 

Fiquei sabendo que a Maria Brigadeiro inaugurou no ano passado, 2016, uma nova loja no Shopping JK Iguatemi (que ainda não conheço), a descrição que eu fiz aqui no post foi da sua loja inaugural, em Pinheiros. Mas deixo aqui a foto da nova loja e os dois endereços da Maria Brigadeiro.

 

 

Loja Shopping JK Iguatemi - Foto acervo Maria Brigadeiro

 

 

 

Endereço JK Iguatemi - São Paulo

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, loja 121 - Térreo

Fone: (+55) 11 3152.6120

De Segunda à Sábado - 10:00 às 22:00 horas

 

Endereço Pinheiros - São Paulo  - (Foto da loja Azul) 

Rua Capote Valente, 68 - Pinheiros, São Paulo/SP

Fone: (+55) 11 3087.3687

De Segunda à Sábado - 11:00 às 19:00 horas

 

 

Fonte de Pesquisa:

 

·         Wikipédia

·         A origem do Brigadeiro, (www.aorigemdascoisas.com)

·         Site Maria Brigadeiro (www.mariabrigadeiro.com.br)

·         Do cacau ao brigadeiro, por Luciana Lobo, 07/03/2016 (www.luciana lobo.com.br)

·         Fotos - A maioria das fotos são do acervo da Maria Brigadeiro

b

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!

Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Big Ben | Viajar Enriquece
Paris | Viajar Enriquece
Torre Eilfel | Viajar Enriquece
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...