Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

13/11/2019

Montreux está localizada na parte francesa da Suiça. Banhada pelo Lago Léman, também conhecido como lago de Genebra. É o maior lago da Europa Ocidental. Uma de suas margens é voltada para a França e a outra margem é voltada para a Suiça. Montreux tem belas paisagens. A região é conhecida como Riviera Montreux. É encantadora e charmosa, salpicada de vilas floridas, vinhedos, casinhas bucólicas além da gastronomia famosa pela excelência. 

 

 Montreux, Suíça

 

 

O Lago Léman é muito festejado no verão pelos suíços que aproveitam para nadar, velejar, fazer piquenique no seu entorno. As calçadas as margens do lago são decoradas com flores. A cidade e região de Montreux tem uma atmosfera alegre e cheia de vida. O idioma oficial nessa região da Suíça é o francês e a segunda língua mais falada é o alemão.

 

 

 Montreux, Suíça. Lago Léman

 

 

Montreux também é famosa por abrigar o "Festival de Jazz de Montreux" que acontece todos os anos no mês de julho. É o festival de música mais conhecido da Suíça. Nasceu em 1967 e a partir da década de 70 passou a incorporar outros gêneros musicais como blues, soul e rock, a partir da década de 80 ampliou ainda mais a variedade de gêneros. 

 

Apesar de outros gêneros musicais no festival, é o Jazz que se impõe. O Festival de Jazz de Montreux é o segundo maior festival de jazz do mundo, atrás apenas do "Canada's Montreal Internacional Jazz Festival." No entanto, ao passear pelos jardins da cidade encontrará bustos de diversas personalidades como Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, BB King, Ray Chareles e outros.

 

A estátua de bronze de Ray Charles é de autoria do artista italiano Marco Zeno. Ela está nos jardins de Montreux Palace, desde 2013.

 

Ray Charles (Albany, 1930 - Los Angeles, 2004) cantor e pianista norte-americano. Foi um dos maiores pianistas do mundo. Cantor de música soul, blues e jazz. Foi um inovador intérprete de R&B (Rhythm and Blues), um termo comercial introduzido nos Estados Unidos no final da década de 40 para descrever as gravações comercializadas predominantemente por artistas afro-americanos.

 

 

 Ray Charles, Montreux, Suíça

 

Montreux fica a apenas sete quilômetros de Vevey, outra cidade bucólica que abriga o Museu do Chaplin, uma bela mansão onde ele passou os últimos anos de sua vida. Hoje um belo museu biográfico. Publiquei a respeito neste post. LINK  E a menos de cinquenta quilômetros de Montreux está Gruyéres, uma bela cidadezinha medieval, localizada no alto de uma colina. Terra natal do mundialmente famoso "queijo gruyéres".

 

Montreux também está próxima de outras famosas e interessantes cidades suiças: fica a 127 km de Berna, 139 Km de Lucerna e 210 km de Zurique. Na região é preciso destacar ainda, o Château de Chillon, localizado numa pequena cidade (Veytaux-Chillon), próxima a Montreux. Esse castelo foi construído no século 12, sobre um ilha de pedra, em uma posição estratégica e ao mesmo tempo protegida. Esse castelo inspirou obras de Victor Hugo, Lord Byron e Henry James. É possível visitar todas as salas do castelo. Na entrada você pode pedir um folder explicativo em português e um guia-áudio. O ingresso está incluído no Swiss Travel Pass.

 

 

Château de Chillon, localizado em Veytaux-Chillon

 

 

 

Ao se hospedar em qualquer hotel da região de Montreux você ganha o Montreux Riviera Card. Um cartão que te dá acesso gratuito ao transporte público em Montreaux e Vevey e 50% de desconto em alguns passeios como castelo Chillon, Alimentarium, Museu de Montreux entre outros.

 

E, que tal uma bela viagem de trêm pela Riviera Montreux? Na boa tradição de trens lendários como o Orient Express, de 1930, é  possível optar pela linha Golden Pass Classic. É um trêm romântico, de muito conforto e charme. É uma verdadeira viagem atemporal que nos remete ao glamour da Belle Époque.

 

 

 Linha GondenPass Classic - Trem Suíço

 

 

 Linha GondenPass Classic - Trem Suíço

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!

Viajar Suíça - Montreux beleza exuberante e Festival anual de Jazz ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!