Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Viajar Suiça - Vevey e o Chaplin's World ...

14/01/2019

Esse post fiz especialmente para a minha querida amiga Priscila. Na época (janeiro), ela estava animada com a viagem à Vevey, especialmente para conhecer o Chaplin's World, o museu biográfico dedicado ao cineasta. Fiz o post com muito carinho e esqueci de avisá-la! É possível? Sim, fiz isso. rsrs

 

Lembrei-me de dizer à ela, bem depois, quando Priscila já havia voltado e se encantado com o museu. Mas, ainda assim, ela ficou muito feliz em saber que fiz o post especialmente para ela. No entanto, naquela época eu não fiz uma dedicatória pública. Contudo, dessa vez (novembro) acrescento esses primeiros parágrafos ao post, por dois motivos: o primeiro, porque ela gostou tanto de Vevey e do Chaplin's World que embarcou novamente para lá; e o segundo, porque é seu aniversário.

 

Querida amiga Priscila, que já deve estar em viagem a essa altura, dessa vez espero que tenha a oportunidade de conhecer a loja com os sapatinhos de chocolate do Chaplin (mencionada neste post) rsrs . Feliz aniversário !!!

 

O Chaplin's World (Museu Chaplin) foi inaugurado em 2016, na Suíça, em homenagem ao consagrado ator, produtor, diretor e humorista britânico Charlie Chaplin (1889-1977). Notabilizado como um dos ícones do cinema mudo, pelo uso da mímica e comédia pastelão. Quem consegue esquecer o humor inteligente de "Tempos Modernos"? ou Quem não chorou com o discurso do personagem interpretado por Chaplin, no final de "O Grande Ditador"? E em "Luzes da Cidade". Difícil assistir a um filme desse consagrado artista e não se sensibilizar pela comédia, pela inteligência e pelo brilho da sua comunicação. 

 

Mas aí vem a pergunta: Por que um museu na Suíça, dedicado à Chaplin, um artista britânico, que fez sucesso em Hollywood? O fato é que por motivos políticos, na década de 50, Charlie Chaplin saiu dos Estados Unidos e foi morar na Suíça com sua esposa e oito filhos, numa mansão em estilo neoclássico, na cidade de Vevey, onde passou seus últimos vinte e cinco anos de vida (1952 a 1977).

 

A casa onde ele morou foi transformada no Chaplin's World, um museu temático, um verdadeiro deleite para os admiradores de Charlie Chaplin e da arte cinematográfica. 

 

 Chaplin's World - Essa é a casa onde Chaplin viveu nos seus últimos 24 anos de vida. Hoje, o Museu Chaplin

 

 

 Chaplin's World - Fotos de Charlie Chaplin nas mais diversas fases da sua vida.

 

 

Charlie Chaplin - Caracterizado no imortal personagem "Carlitos"

 

 

 Estátua de bronze em Vivey/Suíça - Charlie Chaplin caracterizado no imortal personagem "Carlitos"

 

 

 

 Chaplin's World - Boneca de Cera, representando a "Florista Cega", do filme "Luzes da Cidade"

 

 

 

Vevey - Suiça ... 

 

 

Vevey é uma pequena cidade às margens do Lago Léman e é considerada uma das pérolas da Riviera Suíça, justamente por sua localização junto ao lago ornamentado com flores e palmeiras e a maravilhosa vista panorâmica dos Alpes. Além de ser uma excelente base para conhecer a região vinícula Lavaux (entre as cidades de Montreaux e Lausanne). 

 

Vevey é conhecida por sua natureza exuberante, muita cultura, compras e por suas famosas vinículas. O Lago Léman é o maior lago da Europa Ocidental. Está localizado na França e na Suíça. 

 

O primeiro auge da cidade foi na Belle Epóque, no final do século XIX e, ainda hoje, hotéis majestosos continuam a abrilhantar a cidade. Há diversos museus e ao andar pela parte antiga de Vevey você encontrará diversas lojas de departamento famosas, pequenas boutiques e chocolaterias.

 

 

 Vevey, Suíça - Lago Léman 

  

 

Além de Charlie Chaplin, outro morador famoso que viveu na cidade foi escritor russo Fiodor Dostoievsky.  A Nestlé, empresa suíça, fundada em 1905, pelo alemão Henri Nestlé (1814-1890) tem sede em Vevey. A Nestlé fundou o Alimentarium Food Museum também localizado em Vevey, representado pela escultura em bronze de um garfo encravado no Lago Léman.

 

O Alimentarium é o primeiro museu no mundo dedicado exclusivamente à nutrição. O museu também possui uma horta educativa.

 

Alimentarium Food Museum - Vevey - Suíça

 

 Escultura Garfo no Lago Léman - Alimentarium Food Museum - Vevey - Suíça 

 

 

A pequena cidade suíça de Vevey está localizada a 94 Km Genebra, 18 Km de Lausanne e 7 Km de Montreaux.

 

 

Blaise Poyet  e os sapatinhos de chocolate de Chaplin ...

 

Blaise Poyet, dono da Confiserie Poyet, para homenagear Charlie Chaplin produziu chocolates artesanais representando os sapatinhos do personagem Carlitos. São vendidos em um caixa que parece uma caixinha de filme. 

 

Confiserie Poyet, Vevey Suíça

 

 

A Confiserie Poyet está localizada na rue du Theatre 8, Vevey 1800, Suíça.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Paris - Basílica Sacré Coeur

Viagem pela cozinha francesa, inspiração no filme Julie e Julia!