Uma Viagem, na minha opinião, é sempre uma oportunidade para descobrir as características de outras regiões, de outros países e os costumes das pessoas que lá vivem. Essa descoberta aumenta muito a nossa perspectiva em relação ao mundo e em relação a nós mesmos.

 

Saber mais

 

Por Silvia Macedo
Pesquisar por TAG

© 2018 Todos os direitos reservados. Viajar Enriquece por Silvia Macedo.  by Mercado Digital

Please reload

eBook | Viajar Enriquece

Quer receber este e-book GRÁTIS

Assine a Newsletter ou se preferir descarregue já clicando no botão...

Viajar pelo Cairo … uma viagem de descobertas !

31/05/2017

Pensar numa viagem para o Cairo, a maior cidade do Egito, é pensar nas pirâmides, na imagem da esfinge, nas múmias, sarcófagos, desertos, faraós e no Rio Nilo. Uma parte do deserto do Saara está localizada no Egito.

 

Mercado Khan El Khalili, Cairo

 

 

Cairo, Egito

 

 

A maior parte do Egito fica no continente Africano, apenas uma pequena parte pertence a Ásia, sendo assim, o Egito é um país transcontinetal, mas a cidade do Cairo fica no lado africano do país.

 

Ao visitar as cidades de Luxor, Aswan, Abu Simmbel, assim como a região próxima ao Cairo, como Gizé, onde estão as pirâmides e a esfinge (acredita-se que ela existe há quase 3.000 a.C), o viajante além de ter a sensação de estar dentro de um livro de história, também tem a sensação de que o Egito resiste ao tempo. O tempo passa, mas os monumentos estão lá, há milhares de anos.

 

 

Deserto, Pirâmides egípcias

 

 

Deserto, Egito

 

 

Ao viajar para o Cairo, um dos objetivos do viajante é ver a grande esfinge e as pirâmides Quéfren, Moquerinos e Quéops que estão localizadas na cidade de Gizé, na margem ocidental do Rio Nilo, a vinte quilômetros da cidade do Cairo.

 

 

Esfinge, Egito

 

 

O Museu do Egito é cotado como passeio imperdível no Cairo, contém mais de cem mil peças do antigo Egito, incluindo sarcófagos, jóias e cerâmicas. Os egípcios dizem com muita precisão que levaria um ano para explorar o museu na íntegra.

 

 

Museu do Egito, Cairo

 

 

Diante dessa afirmação, para se ter um aproveitamento do passeio, é  importante o viajante pesquisar acerca do Museu do Egito antes de visitá-lo (essa dica de pesquisa é válida para qualquer museu), escolher o que pretende ver e dependendo do perfil do viajante, reservar ao menos um dia inteiro só para esse passeio. Ainda não pesquisei detalhadamente o acervo do Museu do Egito, mas acredito que após pesquisa, na viagem eu reservaria um dia todo só para ele.

 

Dentre os passeios turísticos no Cairo, há também a Mesquita de al-Azhar, o Mercado de Khan al-Khalili, no Cairo Islâmico, Coptic Cairo, a Cidadela de Salah El-Din, o parque Al Azhar, além de um passeio de barco pelo Rio Nilo.

 

 

Mercado Khan El Khalili, Cairo

 

No Cairo também é possível visitar lojas onde se pode assistir ao processo de fabricação do papiro. Os egípcios inventaram as folhas de papiro (ou payros) por volta de 2.500 a.C, sendo este o percursor do papel. Os originais, fabricados com a planta Cyperus Papyrus, que duram milhares de anos são caríssimos e os falsos são feitos com fibra de bananeira, portanto, frágeis.

 

Folha de Papiro, Egito

 

 

Li uma matéria sobre a cidade do Cairo que afirmava valer a pena passear sem pressa pelas ruas da cidade, conhecer uma livraria, tomar um sorvete e até mesmo observar detalhadamente a decadência da cidade. Às notícias que se têm é que o trânsito é caótico, há muitas construções não concluídas, ruas empoeiradas e semáfaros quebrados, mas independente desse caos é como dizem, a cidade do Cairo não se explica, vive-se. 

 

 

 

Ponte Qasr El Nil (Rio Nilo) e Torre do Cairo, Cairo

 

 

Ao pesquisar sobre o Cairo para escrever esse artigo, encontrei uma informação interessante, que desconhecia: Cairo é uma cidade que não pára. Tem vida noturna bastante movimentada, pois muitos comércios funcionam praticamente vinte e quatro horas, ou no mínimo até as duas horas da manhã, assim é possível desde fazer compras até cortar cabelo. Além desses tipos de estabelecimentos, há os tradicionalmente noturnos como restaurantes bares e danceterais. No entanto, é possível ver uma grande movimentação de pessoas, fazendo compras, comendo, como se fosse dia.

 

O bairro Dokki é considerado um bairo mais sofisticado, a rua mais agitada a noite é a Tahrir. Outro bairro de destaque é o Agouza, que fica ao longo do Rio Nilo e a noite ganha vida com o Cairo Jazz, famoso restaurante com música ao vivo. Há também o bairro de Gezira, onde está localizada a Opera House, onde é possivel assistir shows quase todas as noites. 

 

 

 

Ópera House, Cairo

 

 

O Egito é um país predominantemente mulçumano, cerca de oitenta a noventa por cento da população é mulçumana, ou seja, adere ao islamismo. Sendo assim, como a maioria dos países mulçumanos, é bastante conservador, no entanto é importante ser discreto no vestir, no falar, no agir, respeitando essas regras básicas, dizem que os egípcios geralmente são amáveis.

 

 

Mesquita, Cairo

 

 

Curiosidade: O Islamismo é uma religião monoteísta, revelada pelo último profeta Maomé (Muhammad), nascido em Meca, na Arábia Saudita, em 570 d.C. Os que seguem essa doutrina são conhecidos como mulçumanos. Acreditam que Maomé obteve das mãos do anjo Gabriel, enviado de Deus, os preceitos básicos que constituem o Islã, organizadas no livro considerado sagrado, chamado Corão, que retrata várias passagens do antigo testamento, contido na Bíblia. Segundo as narrativas islâmicas, há um único Deus, Alá, e Maomé foi seu último profeta, enviado para disseminar entre os homens os ensinamentos sagrados, quando este tinha quarenta anos. (Wikipédia)

 

Enfim, penso que a viagem para o Cairo deve ser cheia de supresas e descobertas, talvez a paisagem caótica da cidade assuste e cause desânimo, por outro lado a paisagem do deserto deve nos causar uma certa sensação de viagem no tempo, enfim, não conheço o Cairo, mas deixo aqui esse artigo bem suscinto, para lhe oferecer uma visão bem genérica do lugar. Caso você tenha interesse numa viagem para o Egito, espero que esse artigo possa ser um bom ponto de partida para as suas pesquisas.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Viajar Itália - Salada Caprese ....

Viajar Buenos Aires: Livraria El Ateneo: Teatro, cinema e finalmente livraria!

Viajar Suiça - Vevey e o Chaplin's World ...

1/10
Please reload

Você também irá gostar destes posts!