• Silvia Macedo

Roteiro Lisboa - Livraria Bertrand ...

Sempre gosto de conhecer os cafés das livrarias e dos museus. O café da Livraria Bertrand, no Chiado, é um cantinho bom para quem quer dar uma parada e sair um pouco do burburinho da Rua Garret, no coração do Chiado. A Bertrand, está localizada no número 73 da rua.


Café Livraria Betrand - Lisboa, Chiado

Primeiro um chazinho ...

Este passeio eu fiz numa manhã fria de inverno em Lisboa, em 21 de dezembro de 2018. Me instalei confortavelmente numa poltrona, pedi uma xicara de chá de menta que adoro e fiquei folheando esse livro sobre Café e depois outros. As mesas do ambiente são acompanhadas com cadeiras e as poltronas ficam encostadas na parede. Preferi o aconchego das poltronas.

Café Livraria Bertrand - Lisboa, Chiado

Café da Livraria Bertrand no Chiado - Lisboa (Foto do site da Livraria Bertrand)

Livraria Betrando - Lisboa - Chiado

Depois uma sopinha ...


A estante de livros disponíveis à leitura nos convida a debruçar em outros. As horas foram passando, pelos vidros das portas eu percebia no caminhar das pessoas e na cor do dia, o friozinho persistente. Não resisti a uma sopinha ... creme de ervilhas acompanhada com fatias de pão. Confesso que foi mais que uma parada, realmente fiquei algumas horinhas no café da livraria.


O balcão das delícias ...


O ambiente é bastante acolhedor e os atendentes simpáticos. Infelizmente depois percebi que não havia tirado foto dos atendentes. Eram dois que estavam lá, na época. Um rapaz português e uma moça brasileira. Ambos amáveis.



Café Livraria Bertrand, Chiado - Lisboa

Homenagem à Fernando Pessoa ..

Enfim, no canto fundo do Café está pintado na parede a imagem de Fernando Pessoa e frases dos seus heterônimos. Na parede ao lado, uma mini biografia do icônico poeta português, como diz no quadro "um dos poucos escritores portugueses, mundialmente conhecidos". Fernando Pessoa nasceu em 1888 e morreu em 1905 e informa a mini biografia que "Em 1914 criou os seus mais conhecidos heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro Campos. Um ano mais tarde lançou Mário de Sá Carneiro, José Almada-Negreiros e outros, a revista Orpheu, que marcou decisivamente o modernismo em Portugal."



A Livraria Bertrand é muito respeitada pelos portugueses. Ela é a maior e mais antiga rede de livrarias de Portugal. Foi fundada em 1732 por Pedro Faure, a primeira Bertrand abriu as portas na Rua Direita do Loreto. Sim, ela nasceu lá no século dezoito e permanece firme e forte, em pleno século vinte e um. Há quase trezentos anos no comércio de livros no país.



Enfim, e assim é o estilo viariquence. Quer seja viajando, quer seja na própria cidade, sempre em busca de um café gostoso, uma atmosfera diferente, uma comidinha acolhedora e o aumento da bagagem cultural. E você já aderiu ao estilo viariquence? Afinal, viajar enriquece!



Bjinhos, e boa semana pra você!



5 visualizações
Você também irá gostar destes posts!