Silvia Macedo
Viagem pela bela Toscana: Pienza, Montepulciano e Cortona
A região da Toscana é uma das mais procuradas na Itália por viajantes ávidos por boa comida, belas paisagens e muita arte. Afinal, a capital da Toscana é Florença que dispensa apresentações, não é mesmo?
A Itália geograficamente é divida por vinte regiões e dentro de cada região são distribuídas as províncias. As províncias são espaços territoriais onde estão estão localizadas as comunas italianas, vale dizer as cidades italianas.
Pois bem, a região da Toscana, por exemplo, é composta por dez províncias: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Postoia, Prato e Massa Carrara.
Há muito, mas muito o que dizer acerca das preciosidades de cada uma das cidades, aldeias e vilas que compõem cada uma das dez províncias, porém, o destaque desse artigo são três encantadoras cidadelas medievais que encantam Siena e Arezzo.
Contudo, resolvi trazer para você esse vídeo, que ao assistir nos dá vontade de pegar o primeiro avião e partir para a Itália. Nele você conhecerá um pouco de Pienza e Montepulciano duas cidadelas medievais localizadas na província de Siena. A outra cidadela medieval é Cortona, localizada na província de Arezzo.
O vídeo é narrado pelo simpático Flávio Júnior, do programa Bem Melhor Europa, especial Itália. Veja que deleite:
Programa Bem Melhor - Europa - Especial Itália.
Então, como disse o apresentador Flávio Júnior, Pienza é a cidade natal do Papa II e do famoso queijo Pecorino de Pienza. A cidadela medieval, está localizada ao Sul de Siena e fica no alto de uma colina onde é possível avistar o Val d'Orcia, vale produtor de vinhos. Tanto Pienza, como o vale, são tombados pela Unesco.
Em 1458, o rico e culto eclesiástico Enea Silvio Piccolomini foi eleito Papa Pio II. Quando ele retornou para sua cidade natal, a encontrou em plena decadência, portanto decidiu reformar completamente o vilarejo. Contrata um dos melhores arquitetos do Renascimento, Bernardo Rossellino (1409-1464). Rosselino foi um grande escultor, arquiteto e urbanista da Itália.
Em quatro anos foram construídos os principais monumentos da Pienza que ficou conhecida como um bibelô renascentista. A cidade também é conhecida como a "cidade do amor".
Quanto a bela Moltepulciano, ela é caracterizada por construções de pedras, tipicamente medievais. Também está localizada no alto de uma colina.

Montepulciano, Siena - Toscana
No vídeo é destacado o "vinho nobre de Montepulciano". Esse vinho tem muita história para contar, veja o que o jornalista especializado em vinhos, Marcelo Copello, comentou acerca dele "O "Vinho Nobre de Montepulciano" é nobre não apenas no nome. Com mais de 2 mil anos de história, citado por Titus Livius na História de Roma, elogiado por Voltaire e por Thomas Jefferson, o vovô "Nobile" é digamos, muito mais histórico que o menino Brunello di Montalcino." (Caderno Vinoteca, Veja Rio).
Ah! o apresentador Flávio Júnior também destacou também o "vinho rosso de Montepulcaino". Mas, fui pesquisar acerca deste vinho, sinceramente não encontrei. Mas, sim, o denominado "vinho rosso de Montalcino". Aliás, Montalcino é outro vilarejo medieval ali na província de Siena.
Bom acerca do "vinho rosso de Montalcino" a wikipédia diz o seguinte: "Rosso di Montalcino" é a versão "júnior" do Brunello di Montalcino."
Outro destaque do vídeo foi a cidade de Cortona. Mais uma cidadela medieval localizada no alto de uma colina. A cidade é linda, mas é certo que o filme "Sob o sol da Toscana" fez com que um número maior de viajantes da colocasse no roteiro de uma viagem pela bela Toscana. Cortona, fica na província de Arezzo.

Cortona, Arezzo - Toscana
Enfim, além das belas paisagens que o vídeo nos traz de Cortona, deixo aqui o link de um post que escrevi sobre o filme. É só clicar aqui
Espero que o post tenha lhe acrescentado algo e que você tenha gostado. Se lembrou de alguém que poderia gostar do conteúdo compartilhe.
Espero que você tenha gostado deste post e que ele tenha contribuído para fortalecer ou aumentar a sua bagagem cultural.
Desejo uma ótima semana para você.
Bjinhos