• Silvia Macedo

Viagem pela bela Toscana: Pienza, Montepulciano e Cortona

A região da Toscana é uma das mais procuradas na Itália por viajantes ávidos por boa comida, belas paisagens e muita arte. Afinal, a capital da Toscana é Florença que dispensa apresentações, não é mesmo?


A Itália geograficamente é divida por vinte regiões e dentro de cada região são distribuídas as províncias. As províncias são espaços territoriais onde estão estão localizadas as comunas italianas, vale dizer as cidades italianas.


Pois bem, a região da Toscana, por exemplo, é composta por dez províncias: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Postoia, Prato e Massa Carrara.


Há muito, mas muito o que dizer acerca das preciosidades de cada uma das cidades, aldeias e vilas que compõem cada uma das dez províncias, porém, o destaque desse artigo são três encantadoras cidadelas medievais que encantam Siena e Arezzo.


Contudo, resolvi trazer para você esse vídeo, que ao assistir nos dá vontade de pegar o primeiro avião e partir para a Itália. Nele você conhecerá um pouco de Pienza e Montepulciano duas cidadelas medievais localizadas na província de Siena. A outra cidadela medieval é Cortona, localizada na província de Arezzo.


O vídeo é narrado pelo simpático Flávio Júnior, do programa Bem Melhor Europa, especial Itália. Veja que deleite:

Programa Bem Melhor - Europa - Especial Itália.

Então, como disse o apresentador Flávio Júnior, Pienza é a cidade natal do Papa II e do famoso queijo Pecorino de Pienza. A cidadela medieval, está localizada ao Sul de Siena e fica no alto de uma colina onde é possível avistar o Val d'Orcia, vale produtor de vinhos. Tanto Pienza, como o vale, são tombados pela Unesco.


Em 1458, o rico e culto eclesiástico Enea Silvio Piccolomini foi eleito Papa Pio II. Quando ele retornou para sua cidade natal, a encontrou em plena decadência, portanto decidiu reformar completamente o vilarejo. Contrata um dos melhores arquitetos do Renascimento, Bernardo Rossellino (1409-1464). Rosselino foi um grande escultor, arquiteto e urbanista da Itália.


Em quatro anos foram construídos os principais monumentos da Pienza que ficou conhecida como um bibelô renascentista. A cidade também é conhecida como a "cidade do amor".


Quanto a bela Moltepulciano, ela é caracterizada por construções de pedras, tipicamente medievais. Também está localizada no alto de uma colina.



Montepulciano, Siena, Toscana, Itália

Montepulciano, Siena - Toscana



No vídeo é destacado o "vinho nobre de Montepulciano". Esse vinho tem muita história para contar, veja o que o jornalista especializado em vinhos, Marcelo Copello, comentou acerca dele "O "Vinho Nobre de Montepulciano" é nobre não apenas no nome. Com mais de 2 mil anos de história, citado por Titus Livius na História de Roma, elogiado por Voltaire e por Thomas Jefferson, o vovô "Nobile" é digamos, muito mais histórico que o menino Brunello di Montalcino." (Caderno Vinoteca, Veja Rio).


Ah! o apresentador Flávio Júnior também destacou também o "vinho rosso de Montepulcaino". Mas, fui pesquisar acerca deste vinho, sinceramente não encontrei. Mas, sim, o denominado "vinho rosso de Montalcino". Aliás, Montalcino é outro vilarejo medieval ali na província de Siena.


Bom acerca do "vinho rosso de Montalcino" a wikipédia diz o seguinte: "Rosso di Montalcino" é a versão "júnior" do Brunello di Montalcino."


Outro destaque do vídeo foi a cidade de Cortona. Mais uma cidadela medieval localizada no alto de uma colina. A cidade é linda, mas é certo que o filme "Sob o sol da Toscana" fez com que um número maior de viajantes da colocasse no roteiro de uma viagem pela bela Toscana. Cortona, fica na província de Arezzo.


Cortona, Arezzo, Toscana, Itália

Cortona, Arezzo - Toscana



Enfim, além das belas paisagens que o vídeo nos traz de Cortona, deixo aqui o link de um post que escrevi sobre o filme. É só clicar aqui

Espero que o post tenha lhe acrescentado algo e que você tenha gostado. Se lembrou de alguém que poderia gostar do conteúdo compartilhe.


Espero que você tenha gostado deste post e que ele tenha contribuído para fortalecer ou aumentar a sua bagagem cultural.


Desejo uma ótima semana para você.


Bjinhos








19 visualizações
Você também irá gostar destes posts!