• Silvia Macedo

O Pappardelle é originário da Toscana. Que tal viajar para Itália e prová-lo na sua terra natal?

Pappardelle é uma massa originária da região da Toscana. É um tipo de massa cortada em tiras largas de aproximadannte dois a dois centímetros e meio, similar ao fettuccine, mas mais larga.

É feita com farinha cem por cento grano duro, ovos e água mineral, o que garante a qualidade e a textura diferenciada. O grano duro é um tipo de trigo amplamente cultivado devido a sua importância na cozinha mundial, principalmente na Itália.

Pappardelle, Toscana, Itália

Massa crua de Pappardelle - Fonte: Wikipédia

A produção da massa na Itália exige uma série de procedimentos e características tão específicas que são regulamentadas por lei. O granu duro, conforme indica seu nome, produz uma massa mais firme e maleável. Por soltar menos amido na água, a massa do tipo grano duro fica naturalmente al dente, ou seja, soltinha, porém consistente.

O granu duro também se destaca em relação aos outros tipos de trigo devido ao seu valor protéico e, sua cor acentuada, confere um tom amarelado às massas.

Enfim, o trigo grano duro garante qualidade e um sabor irresistível às massas de macarrão. O pappardelle fica perfeito e saboroso, geralmente servidos à bolonhesa ou ao ragu. Também servidos com pedaços de carne, linguiça caseira grelhada e funghi.

Pappardelle, Toscana, Itália

Pappardele

Há uma receita típica na Toscana que é o pappardelle al sugo di lepre, la panzanela, é um prato frio, feito de pepino, tomate e pão.

A palavra pappardelle, deriva do latim “pappare”, que em italiano significa devorar. A origem do pappardelle é da região da Toscana, porém é possível encontrá-lo por toda a Itália, especialmente nas regiões do norte e central.

Bibliografia:

Wikipédia

Site: Banca do Ramon (Mercado Municipal de São Paulo)

140 visualizações
Você também irá gostar destes posts!